A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

30/05/2013 09:01

Tapetes ganham forma na 14 de Julho para procissão a partir das 15h

Mariana Lopes
Movimento de católicos começa cedo nesta quinta-feira (Foto: João Garrigó)Movimento de católicos começa cedo nesta quinta-feira (Foto: João Garrigó)

Logo pela manhã desta quinta-feira (30), o movimento de católicos é grande ao longo da rua 14 de Julho, na região central de Campo Grande. Com baldes, pincéis, colas e pó de serra de todas as cores, paroquianos começam a dar forma ao tapete que mais tarde irá compor o cenário da passagem do Santíssimo Sacramento, na celebração de Corpus Christi.

Teve grupo que chegou às ruas para começar os trabalhos antes das 7h e já estava com os desenhos bem adiantados. O militar Ramão Jacinto Ajeda, 61 anos, conta que ele e os outros irmãos da comunidade Sagrada Família de Nazaré foram uns dos primeiros a chegar ao local e colocar a mão na massa.

A previsão é de que em mais uma hora e meia a parte do tapete que compete a eles esteja pronta. Para Ojeda, o resultado de todo o esforço se resume em gratificação. “A gente se sente útil, não há preço que pague o que é fazer esse trabalho para Deus”, explica o militar.

O momento também é de união dos grupos e de proliferar a fé da Igreja Católica. Os fieis da paróquia Nossa Senhora das Graças, do bairro Nova Lima, antes de iniciar qualquer trabalho, fizeram uma círculo no meio da rua e puxaram uma oração.

Para Ojeda, o resultado de todo o esforço se resume em gratificação (Foto: João Garrigó)Para Ojeda, o resultado de todo o esforço se resume em gratificação (Foto: João Garrigó)
Oração para iniciar os trabalhos (Foto: João Garrigó)Oração para iniciar os trabalhos (Foto: João Garrigó)

“É para pedir a Deus que abençoe nosso dia, que dê tudo certo na confecção dos tapetes e tenhamos um resultado bonito ao final”, explica o vendedor Rodolfo Duarte, líder do grupo.

Quem chegou um pouco atrasado, como os paroquianos da igreja Cristo Redentor, vão precisar correr para não terminar o tapete muito tarde, pois às 13h30 todos precisam voltar à rua 14 de Julho para o início da procissão de Corpus Christi.

“Até organizar todo mundo, colocar tudo dentro do carro, verificar se não esqueceu nada, às vezes enrola, mas no final dá tudo certo”, justifica a cabeleireira Onita Boaventura de Oliveira, 62 anos. Ela ajudou a organizar o grupo com mais ou menos 25 pessoas.

Programação - Nesta quinta-feira, a rua 14 de Julho será enfeitada com os tapetes desde a avenida Fernando Corrêa da Costa até a avenida Mato Grosso. Os católicos têm até às 13h para finalizar a confecção dos desenhos.

Tapetes começam a ganhar forma (Foto: João Garrigó)Tapetes começam a ganhar forma (Foto: João Garrigó)
Católicos da paróquia Cristo Redentor chegaram atrasados para confeccionar o tapete, mas com ânimo para fazer bonito (Foto: João Garrigó)Católicos da paróquia Cristo Redentor chegaram atrasados para confeccionar o tapete, mas com ânimo para fazer bonito (Foto: João Garrigó)

Ainda durante a manhã de hoje, o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, leva o Santíssimo aos doentes da Santa Casa, às 9h.

A missa campal terá início às 15h, na avenida Mato Grosso, esquina com a rua 14 de Julho, seguida pela procissão nos tapetes que deve começar às 16h, e encerra com a benção na avenida Fernando Corrêa da Costa.

Uma carreata com o Santíssimo Sacramento até o Hospital do Câncer será realizada às 18h30. Serão recolhidas doações de alimentos e material de higiene para idosos do asilo São João Bosco.

Segundo a Prefeitura de Campo Grande, o trecho da rua 14 de Julho entre as avenidas Mato Grosso e Fernando Corrêa da Costa será interditado para a organização da procissão.



Para os que não conhecem a nossa Religião não adoramos imagens e sim veneramos como um gesto de carinho por aquela que criou, ensinou Jesus a falar, andar ou vcs acham q a mulher que fez tudo isso foi uma qualquer que Deus escolheu ????
Por isso antes de julgar os Católicos vamos conhecer mais sobre a Vida de cada Santo na sua caminhada e o por que de tudo o que fazemos na nossa religião ;-)

Q Deus possa abençoar e dar mais discernimento a todos nós em geral Cristãos


A PAZ ESTEJA CONVOSCO '')
 
Ana Antunes em 31/05/2013 08:55:55
Quero parabenizar, esses artistas anônimos, na sua maioria são os jovens da Igreja católica, que com esse gesto bonito dão seu testemunho de fé à Sagrada Eucaristia. Para frente e para o Alto, Jesus é Nosso Rei.
 
Pedro Rodrigues em 30/05/2013 22:53:26
Parabéns aos irmãos (afinal somos todos filhos de Deus) por essa bela demonstração de fé. Aos intolerantes e fundamentalistas religiosos que se acham os verdadeiros donos de Jesus Cristo, respeitem a fé dos outros. Além de fé, a solenidade de Corpus Christi é um espetáculo de arte e cultura. Um povo sem arte e sem cultura é um povo que não existe. Essas manifestações se iniciaram na Inglaterra e na Bélgica em 1264 e permanecem até hoje, com a graça de Deus. Ainda, através da procissão arrecadou-se gêneros alimentícios e vestuário para pessoas necessitadas. Para terminar, deixo um pensamento de William Shakespeare: Os que muito falam, pouco fazem de bom.
 
Paulo Cunha em 30/05/2013 19:53:56
Para os que não reverenciam o Corpo de Cristo, só tenho pena. Mostram um profundo desconhecimento da Bíblia, citando passagens desconexas e fora do foco principal. Condenam nós católicos mas se calam quando determinados pastores enriquecem com os dízimos arrancados dos fiéis com mentiras e falsas promessas de sucesso financeiro, o que Nosso Senhor jamais prometeu, e quem diz o contrário está mentindo.
 
Gustavo Capibaribe em 30/05/2013 17:29:19
Concordo com a Regina Carlos e com o Prof. Edson Manoel da Rocha. Celebremos o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Todo o dia é dia de fé, oração e santificação. A Paz de Cristo à todos, e parabéns também á todos que lá estiveram na confecção daqueles lindos e maravilhosos tapetes. Que Deus permaneça sempre em vossos corações!
 
Christiane Bernardes em 30/05/2013 15:04:54
É triste ver pessoas que se dizem "cristão" querer dar lição; Alguns infelizes, pensando que são os escolhidos de Deus, quando,na verdade deviam se calar e, principalmente, RESPEITAR o credo de outros, acham-se sábios e arrogantes para demonstrar seu ridículo modo de pensar e agir,e depois,são os que mais PEDEM RESPEITO, como isso? Essa lei de tolerância tem que ser revista, tem que impor limites, porque na verdade,é uma verdadeira trincheira à certos tipos de pessoas que se desclassificam,ou se fazem de coitados,para dali,saírem de seus porões e se sentirem à vontade de agredirem aos demais, sem medo de serem punidos; agora, vai voce falar algumacoisa contra... tá fu...,não possam de simples pessoas humanas (Para não dizer o que é, realmente) .
 
Anderson Roque em 30/05/2013 12:55:04
Vejam o que diz a Bíblia à respeito da procissão: Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura feitas de madeira, e rogam a um deus que não podem salva (Isaías 45.20). Vejam também em Salmos 97.7: Confundidos sejam os que servem imagens de escultura, e que se gloriam de ídolos inúteis: prostrai-vos diante dele (DEUS), todos os deuses. Esclarece também a Escritura em Iº Aos Coríntios 4.4: Nos quais o deus desse século cegou o entendimento dos incrédulos, para que não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Disse Jesus em São Mateus 22.29: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
 
Olices Trelha em 30/05/2013 11:09:47
Belíssima manifestação de Fé. A união das pessoas na confecção do tapete é uma dádiva de DEUS, e o resultado final uma obra de arte que encanta os olhos e o coração. Parabéns a todos que participam com fé e amor neste evento maravilhoso e emocionante. Que Cristo abençoe hoje e sempre nossa cidade e que nossas avenidas sirvam para louvá-lo sempre com vida , beleza e paciência, nossa população seja mais cristã deixando nossas ruas, nosso trânsito menos violento e agressivo.
 
Regina Carlos em 30/05/2013 10:42:42
Parabéns meus queridos irmãos pela ação de fé e caridade aos irmãos que tanto necessitam. Nos dias de hoje as coisas de Deus estão deixando de lado. Onde o ser humano só está se preocupando com bens materiais e com seu egoísmo. Parabéns meu grande abraço!
 
Prof.Edson Manoel da Rocha. em 30/05/2013 09:17:13
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions