ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Taxa de iluminação será cobrada em dez vezes a partir do mês que vem

Energisa fará o cálculo individualmente, em cima do valor consumido a cada mês pelos contribuintes

Anahi Zurutuza e Marta Ferreira | 28/06/2017 18:35
Taxa é usada para custear manutenção de postes (Foto: Alcides Neto/Arquivo)
Taxa é usada para custear manutenção de postes (Foto: Alcides Neto/Arquivo)

A Prefeitura de Campo Grande vai parcelar em dez vezes, sem juros, o valor acumulado da Cosip (Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública). Portanto, os cerca de R$ 42 milhões que deixaram de ser arrecadados durante os seis meses que a taxa deixou de ser cobrada serão acrescentados às contas de energia dos domicílios e comércios da Capital por dez meses, nos boletos emitidos a partir do próximo mês.

De acordo com o secretário municipal de Finanças e Planejamento, Pedro Pedrossian Neto, o valor a ser cobrado de cada contribuinte é calculado em cima do que ele consumiu de energia elétrica e a Energisa fará a conta.

Aroldo Lima, procurador do MP, e o Marquinhos Trad durante audiência sobre a cobrança retroativa; os dois tiveram embate (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Aroldo Lima, procurador do MP, e o Marquinhos Trad durante audiência sobre a cobrança retroativa; os dois tiveram embate (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Parecer jurídico – O prefeito Marquinhos Trad (PSD) consultou a Procuradoria-Geral do Município sobre o parcelamento da cobrança para garantir o máximo de divisão possível e sem juros para o contribuinte.

Conforme o parecer, baseado na lei municipal complementar nº 129, de 2008, que permite a divisão de uma dívida em 10 parcelas, com desconto de 100% nos juros.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) declarou inconstitucional a Lei Complementar 285, de 22 de julho de 2015, proposta e aprovada na época pelo Legislativo Municipal, que suspendeu por seis meses a cobrança da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip).

A decisão judicial, (com efeito para todos, retroativo e com eficácia vinculativa), gerou ao chefe do Poder Executivo atual, Marquinhos Trad, o dever, e não escolha, de cobrar o que deixou de ser pago, sob pena de incidir na lei de responsabilidade fiscal, uma vez que ele não pode renunciar receita tributária.

Cosip – No dia 31 de maio de 2016, vereadores aprovaram projeto de lei complementar n° 499/16, que suspendia a cobrança da taxa de iluminação pública por 180 dias. A Cosip foi criada em 2003.

O então prefeito Alcides Bernal (PP) vetou o projeto, mas no dia 14 de julho, com 21 votos contrários e 1 voto favorável foi rejeitado o veto total.

A lei complementar n° 285, de 22 de julho de 2016, foi promulgada, portanto, e passou a vigorar no dia 25 de julho de 2016, também quando Bernal foi à Justiça para derrubar a suspensão.

Por força de liminar, a suspensão da taxa foi mantida, mas só em 236 de abril deste ano, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) decretou a inconstitucionalidade da lei nº 285/2016.

Nos siga no Google Notícias