ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Juiz manda prefeitura assumir iluminação de avenida que custou R$ 35 milhões

Sentença foi proferida no dia 22 deste mês, mas prefeitura de Dourados já tinha iniciado manutenção duas semanas antes

Helio de Freitas, de Dourados | 28/06/2017 14:58
Equipes da prefeitura fazem limpeza da Avenida Guaicurus, em Dourados (Foto: A. Frota/Divulgação)
Equipes da prefeitura fazem limpeza da Avenida Guaicurus, em Dourados (Foto: A. Frota/Divulgação)

O juiz da 5ª Vara Cível de Dourados, José Domingues Filho, atendeu pedido do Ministério Público e determinou que a prefeitura se responsabilize pela iluminação pública da Avenida Guaicurus, um trecho de 12 km da MS-162 localizado no perímetro urbano e que liga a área central à Cidade Universitária, ao aeroporto e ao quartel do Exército.

A sentença foi assinada na quinta-feira (22), mas a prefeitura já tinha se antecipado e no dia 2 deste mês começou a fazer a manutenção da avenida, com limpeza dos canteiros, troca de lâmpadas queimadas e ampliação da rede elétrica.

Desde 2015 a iluminação da Guaicurus foi alvo de polêmica entre o município e o governo do Estado, que gastou R$ 35 milhões na duplicação, mas nunca inaugurou a obra.

Em outubro de 2015, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) comunicou oficialmente à prefeitura que a obra estava concluída, mas o município se recusou a assumir a iluminação. Vários acidentes ocorreram por causa da escuridão com pelo menos duas mortes confirmadas.

Como a prefeitura se recusava a fazer a manutenção, em agosto do ano passado o promotor de Justiça Etéocles Brito Mendonça Dias Junior entrou com ação civil e pediu que o Poder Judiciário determinasse as medidas necessárias.

O promotor argumentou que a avenida fica no perímetro urbano e a prefeitura pode garantir a manutenção com recursos oriundos da Cosip (Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública).

A prefeitura alegou que não poderia arcar com a solução dos problemas deixados pelas empreiteiras que fizeram a duplicação, já que o contrato da Agesul com as empresas tinha sido rompido. Alegou ainda que o dinheiro público seria gasto em duplicidade, já que o Estado já tinha pago pelo serviço.

Entretanto, o juiz acatou os argumentos do MP de que a prefeitura é responsável pelo serviço de iluminação pública de vias, logradouros, praças e demais áreas públicas situadas na zona urbana e para isso tem a arrecadação da Cosip, que deve ser destinada exclusivamente para esse fim.

José Domingues Filho citou ainda que o perímetro urbano de Dourados foi ampliado de 90 mil metros quadrados para 216,5 mil metros quadrados, abrangendo a área da rodovia onde se questiona a responsabilidade pela iluminação.

Serviço em andamento – No início deste mês, mesmo antes da sentença judicial, a prefeita Délia Razuk (PR) já tinha determinado que a Secretaria de Serviços Urbanos fizesse a roçada do mato, sinalização de trânsito e manutenção da iluminação da Avenida Guaicurus.

O serviço deveria ser concluído nesta semana, mas como foi preciso instalar rede em postes que não contava com fios de energia, a iluminação só deve ficar totalmente pronta dentro de 15 dias.

Nos siga no Google Notícias