A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

15/08/2012 17:18

“Tem que se esforçar”, diz aluna da escola municipal com maior nota no Ideb

Nadyenka Castro

Para diretora da Geraldo Castelo, estar entre as melhores notas do País é resultado do comprometimento da escola e das famílias com o aprendizado

Escola está localizada na região do bairro Monte Líbano. (Foto: Minamar Júnior)Escola está localizada na região do bairro Monte Líbano. (Foto: Minamar Júnior)

Ela tem apenas 10 anos e já sabe o que é preciso para alcançar objetivos: dedicação. Camila Vitória, 10 anos, dá o recado que faz diferença no resultado. “Tem que se esforçar”.

A estudante do 5º ano da Escola Municipal Geraldo Castelo, em Campo Grande, foi uma das alunas que contribuíram para que o colégio tivesse a nota mais alta da Capital no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2011: 7,4 nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

O esforço que Camila cita foi o que fez com que a escola chegasse ao topo, mais uma vez. Em anos anteriores o colégio esteve entre os primeiros. Esforço este que a diretora, Emy Ishida Nascimento Nogueira faz questão de frisar.

“É o envolvimento da escola, professores, administrativos. A gente abraça a causa do aprendizado e faz parceria com os pais, com a família”, cita como diferencial da unidade de ensino. “É o nosso compromisso com a educação”, fala.

Segundo Emy, a organização da rotina escolar o envolvimento da comunidade também são trabalhos diários que fazem a diferença nas avaliações. “Aqui, a escola cobra da comunidade e a comunidade cobra da escola”, diz.

Para Emy, o fato da Geraldo Castelo ser uma escola pequena faz com que os funcionários conheçam a maioria dos alunos e seus familiares, situação que aproxima os dois lados.

O colégio atende a 450 alunos nos períodos matutino e vespertino. Da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. São 20 professores e mais os responsáveis pelo treinamento de fut-sal, ballet e pelas aulas de violão.

Continuidade- Para Emy, outra situação que faz os alunos da escola se saírem bem nas avaliações é o trabalho continuado realizado desde o pré. “Tem continuidade no trabalho. É o bom trabalho realizado desde a Educação Infantil”.

Entre os trabalhos realizados com os estudantes, Emy cita o de leitura. “É desde a Educação Infantil”, fala. Desde o pré-escolar no colégio, Fernanda Vitória, 11 anos, é exemplo de que a iniciativa dá certo.

“A gente vinha para a quadra para ler”, lembra a menina, uma das estudantes que só vai sair de lá porque na escola não tem 6º ano. “Aqui, 95% dos que iniciam na Educação Infantil, permanecem”, declara Emy.

A diretora cita também projetos de alimentação saudável, de jornal, que são realizados pelos professores com os alunos. O resultado pode ser visto nos corredores: há diversos murais sobre assuntos trabalhados com os estudantes.

Emy faz questão de enfatizar que ali, na escola dirigida por ela, o ensino é a prioridade. “A gente prioriza a aprendizagem em sala de aula e também conscientiza o aluno desde pequeno a ser um cidadão. Aprender o certo e o errado”.

Diretora Emy com estudantes. Ela dirige o colégio há quatro anos. (Foto: Minamar Júnior)Diretora Emy com estudantes. Ela dirige o colégio há quatro anos. (Foto: Minamar Júnior)

E logo na entrada do colégio há o anúncio de que integrar comunidade, família, cidadania e conteúdo escolar é o objetivo da escola. Banner na varanda do colégio diz: Seremos uma escola transparente, que respeita os indivíduos com a participação ativa da comunidade.

“Os meus pais acham muito legal a escola. Acham uma pena que eu vou ter que sair daqui”, conta Fernanda que é só elogios para a Geraldo Castelo. “A escola é muito boa. O jeito que as professoras dão aula. Levam a gente para quadra, sala de informática, biblioteca”, fala a estudante que sonha em ser advogada e, assim como a colega Camila, fez a Prova Brasil ano passado e ajudou a escola a ficar no topo da educação da Capital.

O que Camila aprende diariamente a faz sonhar em também ensinar. “Quero ser professora de Matemática”, diz, sem nenhuma dúvida. Sobre gostar do ‘fantasma’ da maioria dos estudantes, ela afirma. “É muito mais legal do que as outras matérias”, finaliza.

Ideb - Conforme dados divulgados pelo MEC (Ministério da Educação) nessa terça-feira (14), a Escola Municipal Geraldo Castelo teve a melhor nota das séries iniciais do Ensino Fundamental entre as unidades de ensino da Capital: 7,4; a meta era 6,2.

As escolas da rede municipal de Campo Grande tiveram o segundo melhor desempenho, assegurando a vice-liderança no ranking da qualidade do ensino entre as 27 capitais brasileiras medido pelo Ideb. Com média de 5,8 nas séries iniciais e 5,0 nas séries finais, os alunos superaram as metas estabelecidas para o ano de 2015.

O prefeito Nelsinho Trad (PMDB) atribui os bons resultados, principalmente ao trabalho feito em equipe. “A educação sempre foi prioridade na nossa gestão. Todos se dedicam e merecem o louvor dessa conquista em Campo Grande. Adotamos a política da priorização do investimento da educação não apenas nas obras físicas, mas também no pessoal”, disse o chefe do executivo municipal.

O Ideb foi criado pelo Inep ( Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

Os resultados do Ideb permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Alunos da Escola Municipal Geraldo Castelo em momento de descontração. Alegria estampada no rosto de cada um. (Foto: Minamar Júnior)Alunos da Escola Municipal Geraldo Castelo em momento de descontração. Alegria estampada no rosto de cada um. (Foto: Minamar Júnior)
Camila, de cabelo preso, quer ser professora de Matemática. Fernanda, de cabelo solto, sonha em ser advogada. (Foto: Minamar Júnior)Camila, de cabelo preso, quer ser professora de Matemática. Fernanda, de cabelo solto, sonha em ser advogada. (Foto: Minamar Júnior)
Ideb aponta ensino municipal de Costa Rica como segundo melhor de MS
Metas projetadas para o ensino municipal eram que em 2019 as escolas apresentassem nota mínima de 5,5, porém meta já foram atingidasO MEC (Ministéri...
Ensino Médio em MS passa meta nacional do Ideb
Apontado pelo MEC (Ministério da Educação) como grande desafio para o Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica), o Ensino Médio em Mato Gr...
No Ensino Fundamental, MS tem a menor nota do Centro-Oeste
As escolas de Mato Grosso do Sul tiveram a menor nota entre as da região Centro-Oeste no Ensino Fundamental, apontam dados do Ideb (Índice de Desenvo...


Meu filho estuda no Geraldo Castelo, Pré II, é o primeiro ano dele lá e estamos satisfeitos com a evolução que ele teve. A escola é bem comprometida com as crianças e desde o primeiro dia percebemos questões como organização, cuidados...enfim, é uma escola no padrão que todas deveriam ter. Parabéns Geraldo Castelo, que isso seja mais um ponto de motivação para melhorar cada vez mais.
 
Camila Ranzzani em 27/08/2012 01:34:36
É muito bom ver os resultados obtidos não só por minhas filhas que nesta escola estudam, mas de todo o corpo escolar, parabéns a todos.
Camila Vitória, minha filha, que Deus te abençoe na realização de seus objetivos.
 
Renato Pereira em 21/08/2012 02:08:31
Tenho orgulho de estudar nessa escola que é muito boa melhor que a que eu estudava e olha que ela era particular.
 
Júlia Arce Ibañes em 20/08/2012 11:55:41
Já palestrei na Geraldo Castelo sobre juridicidade do pátrio poder, momento em que conheci o histórico da escola. De fato, evidencia-se que o resultado dos nossos propósitos têm requisitos próprios: envolvimento integral, disciplina e persistência. A Emy, Diretora, tem altruísmo, delega responsabilidades com sabedoria e impõe a sua autoridade com amor. Parabéns a todos os compomentes da escola!
 
otoni cesar em 16/08/2012 10:51:19
Meu filho e meus sobrinhos estudam nesta escola, e realmente e uma escola organizada e com um ensino de qualidade, tem um projeto de leitura muito bom, parabens e obrigada para todos os profissionais que fazem um trabalho maravilhoso no Geraldo Castelo, em especial a Prof. Jussara que ja esta a dois anos com meu filho.
 
INEZ ROCHA em 16/08/2012 10:47:10
Fico feliz por essa escola que parecer fazer um trabalho serio com seus alunos, sei que nem todas as escola de nossa cidade tem esse comprometimento, tive que tirar minha filha da escola aonde curso o 1º ano do ensino fundamental, pela desorganização da escola, tentei argumentar com os responsaveis a resposta foi!! coloca ela em uma escola particular que sera bem atendida...
 
Raison Verissimo em 16/08/2012 09:27:26
Parabéns aos diretores das demais Escolas Municipais de Campo Grande, conheço bem o compromisso de cada um de vocês para dar um ensino de qualidade aos seus aluno.
Parabenizo em especial Professor Moacir da Escola Agrícola que sempre acreditou no potencial do aluno do campo.
 
Ione Pessôa em 16/08/2012 08:18:57
PARABENS CRIANCADA!!!
PARABENS AO PROFESSORES!!!!
PARABENS CAMPO GRANDE!!!
PARABENS!!!
 
maria helena ferreira em 16/08/2012 08:15:44
essa é a melhor escola publica de Mato Grosso do Sul. Trabalhei lá e posso afirmar que o sucesso é uma escola com poucos alunos e professores muito competentes. PARABÉNS a todos.
 
Sérgio Marques de Alencar em 15/08/2012 11:51:31
Parabens Camila, minha afilhada querida, continue assim. Abs do tio e tia (dindos)
e de sua prima Fe.
 
Valter Carneiro em 15/08/2012 09:20:16
"começei istuda mais camssei porilço que se sai mau na prova". Esta pérola, é justificativa de um dos meus alunos do 7º Ano, em uma prova de Geografia. Como venceu as outras etapas do ensino, eu não sei.
 
helade dorneles em 15/08/2012 08:46:22
Vocês estão de parabéns, porque moro em Curitiba e o ensino público do Paraná está uma vergonha.
 
Josias de Oliveira em 15/08/2012 06:32:47
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions