ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUARTA  07    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Temporada de descontos marca início do ano no comércio de Campo Grande

Liquidações ajudam a escoar estoques e viram alternativa para quem precisa economizar

Por Gabi Cenciarelli e Maria Gabriela Arcanjo | 05/01/2026 13:10
Temporada de descontos marca início do ano no comércio de Campo Grande
Compras de início de ano aumentam fluxo de consumidores no Centro da Capital (Foto: Marcos Maluf)

A liquidação pós-Natal já movimenta o comércio de Campo Grande nesta segunda-feira (5), com promoções espalhadas por lojas do Centro e dos bairros. Tradicional no calendário do varejo, o período é visto como estratégico para o comércio e atrativo para consumidores em busca de preços mais baixos no início do ano, quando o orçamento costuma ficar mais apertado.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A temporada de liquidações pós-Natal movimenta o comércio de Campo Grande, com cerca de 60% dos empresários aderindo às promoções, segundo a Associação Comercial e Industrial. Os descontos, que podem chegar a 80%, são estratégicos para reduzir estoques e reorganizar o caixa das lojas no início do ano. Consumidores aproveitam as ofertas para equilibrar despesas típicas do período, como IPVA e IPTU. Os setores mais procurados são vestuário, calçados e eletrodomésticos, com descontos médios de 30%. A ACICG ressalta que a temporada beneficia a economia local e contribui para a manutenção de empregos.

Segundo levantamento da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), cerca de 60% dos empresários da Capital devem aderir às promoções neste período. Para o presidente da entidade, Renato Paniago, as liquidações cumprem um papel fundamental para o setor.

“Elas permitem reduzir os estoques remanescentes das vendas de Natal, liberar capital para a reposição de mercadorias e reorganizar o caixa para o início do ano, que tradicionalmente é um período mais desafiador para o varejo”, explica. Do ponto de vista do consumidor, ele destaca que se trata de uma boa oportunidade para encontrar descontos reais, especialmente em segmentos como vestuário, calçados e eletrodomésticos, além de compras mais planejadas, aproveitando preços mais acessíveis.

Temporada de descontos marca início do ano no comércio de Campo Grande
Consumidores circulam pelo Centro em busca de promoções no início do ano (Foto: Marcos Maluf)

Nas lojas, o reflexo desse movimento já aparece no perfil das compras. Na Casas Bahia, o funcionário público Ronaldo Maja, de 40 anos, relata que os preços chamam a atenção. “Os preços estão bem abaixo do que é mesmo. Tanto o começo quanto o fim do ano são bons para compras, porque o consumidor aproveita a queima de estoque”, afirma. Segundo ele, a procura tem sido maior por itens como jogo de mesa e armários. “Vou casar no final do ano e já comecei a procurar”, conta.

A advogada Lilian Kelly Fernandes, de 34 anos, diz que decidiu aproveitar o período diante da expectativa de aumento de preços nos próximos meses. “Com o reajuste do código tributário, acredito que as coisas vão subir. O que estamos olhando aqui está compensando, mas também olhei material escolar no Centro e está um absurdo”, avalia.

Para quem precisa equilibrar despesas típicas do começo do ano, como IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), as promoções ajudam no planejamento. O barbeiro Antônio Carlos Pereira, de 51 anos, foi às compras acompanhado da esposa em busca de uma televisão. “É uma época que tem que administrar bem os gastos, porque tem os impostos né, então aproveitar as promoções é importante”, diz. Ele conta que aguardava a entrada do produto em oferta e decidiu levar uma TV de 50 polegadas com cerca de 40% de desconto. “Tenho o costume de aproveitar as liquidações de começo de ano, mais para eletrodomésticos”, completa.

Temporada de descontos marca início do ano no comércio de Campo Grande
Ronaldo Maja, de 40 anos, e Lilian Kelly Fernandes, de 34, aproveitaram a temporada de descontos (Foto: Marcos Maluf)

Do lado dos lojistas, a expectativa é de aumento no fluxo de clientes nos próximos dias. Gerente da Magazine Luiza, Márcio Rodrigo afirma que a maior liquidação da loja começa nesta quinta-feira, com a sexta-feira concentrando o movimento mais intenso. “Abre às 7h e vai até às 19h. A loja toda entra em desconto, principalmente os produtos de mostruário e os itens que estão saindo de linha”, explica. Segundo ele, os descontos podem chegar a até 80%. “O varejo no Brasil sempre teve liquidação no começo do ano para poder escoar os produtos antigos e receber linha nova. São 33 anos dessa liquidação”, afirma.

Nas Lojas Montreal, a liquidação começou ainda nos primeiros dias de janeiro. A manicure Valdirene Paes, de 49 anos, foi à loja para pagar contas, mas acabou aproveitando as ofertas. “Acabei levando secador de cabelo e roupa, porque estavam em promoção e compensava”, relata. Ela avalia que o começo do ano costuma ser mais vantajoso para roupas e calçados. “Produto de beleza não vale a pena, mas roupa branca compensa”, diz.

Temporada de descontos marca início do ano no comércio de Campo Grande
Estefani Coelho, de 24 anos, líder de departamento da loja Montreal, explica estratégia de queima de estoque no início do ano (Foto: Marcos Maluf)

De acordo com Estefani Coelho, de 24 anos, líder de departamento da loja, a média de desconto é de cerca de 30% em grande parte dos setores. “Cama, mesa e banho geralmente não entram em liquidação, ficam mais como oferta”, explica. Segundo ela, apesar de janeiro ser mais calmo do que dezembro, as peças em promoção têm boa saída. “A ideia é queimar o estoque do ano todo, inclusive itens de inverno, para começar o ano com coisas novas”, afirma. Atualmente, cerca de 12 mil peças estão em promoção na loja, com divulgação feita por redes sociais, grupos de WhatsApp, ações de pós-venda, influenciadores e carro de som.

Para a ACICG, além de beneficiar consumidores e lojistas, a temporada de descontos ajuda a movimentar a economia local, fortalecer o comércio do Centro e dos bairros e contribuir para a manutenção de empregos. Por isso, a orientação é que o consumidor compare preços e priorize empresas locais, que são as que geram impacto positivo direto na comunidade.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News