ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Teste do Censo 2022 começa com entrevista até pela internet

Bairro Oliveira foi escolhido como modelo de crescimento na Capital

Adriel Mattos | 04/11/2021 17:17
Recenseadores já estão nas ruas do Oliveira. (Foto: Paulo Francis)
Recenseadores já estão nas ruas do Oliveira. (Foto: Paulo Francis)

Começou hoje em Campo Grande o evento-teste do Censo 2022, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O Conjunto Residencial Oliveira foi escolhido para receber os recenseadores.

Chefe da unidade estadual do IBGE, Mário Alexandre de Pinna explicou que o bairro foi escolhido por estar em franco crescimento. “Olhamos nos mapas e vimos que é um bairro que não tinha fluxo e hoje tem, que tem infraestrutura pronta e que falta ser feita pelo Poder Público, como asfalto e esgoto. Esse bairro retrata um pouco como é Campo Grande”, explicou.

O instituto garantiu que a pesquisa vai respeitar os protocolos de biossegurança. Todos os recenseadores estarão identificados com crachá e colete, além de estarem usando máscara e face shield.

“O teste vem para avaliarmos a segurança em relação à covid e nossos questionários, se a plataforma está funcionando, se os equipamentos estão funcionando e os endereços estão de acordo. É importante avaliar se tem asfalto, acesso à água, ver se algo está escapando. Depois vamos checar e validar a coleta”, relatou o chefe do IBGE.

Caso o morador não possa atender o pesquisador, o questionário pode ser aplicado por outro meio. “Se o informante pode responder pela internet, bastando informar um email para receber o código de acesso. Ou se preferir, um dos nossos recenseadores liga para coletar a informação”, disse.

Pinna ainda citou a vacina contra a covid-19 para reforçar a relevância do Censo. “Posso citar a vacina como exemplo da importância do Censo. Tendo o número exato de habitantes, pode-se saber quantas vacinas precisamos e quais as maiores faixas etárias. E como vive a população, se está na linha de pobreza ou não. Esses dados servem para o gestor público tomar a melhor decisão”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias