ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Thor, o cão que foi arrastado vivo, terá alta e precisa de lar

Delegado não quer ter de devolver cachorro ao antigo dono: "Vamos tentar mudar o destino desse rapaz?"

Anahi Zurutuza | 11/05/2022 15:55
No dia 18 de abril, ferida de Thor mostrava músculo e hoje já está bem melhor. (Fotos: Decat/Divulgação)
No dia 18 de abril, ferida de Thor mostrava músculo e hoje já está bem melhor. (Fotos: Decat/Divulgação)

Thor, o cão que foi arrastado por uma corda amarrada ao rabicho de um Chevrolet Kadett na Vila Nhanhá, em Campo Grande, está prestes a ter alta de clínica veterinária. Nesta quarta-feira (11), após 23 dias internado, o cachorro foi filmado tomando banho e aparece em estado visivelmente melhor que em 18 de abril, quando foi levado à Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) e de lá, saiu direto para o tratamento hospitalar.

D de um lar temporário ou alguém que queira adotar Thor definitivamente. Ele é um cão de porte médio e tem um ano e meio.

“Depois de quase 30 dias internado ele receberá alta médica. Não seria bom devolvê-lo ao investigado, antigo tutor que o arrastou é depois o deixou por mais de uma semana sem assistência médica. Vamos tentar mudar o destino desse rapaz [cachorro]?”, apela o delegado.

Ainda conforme apurado por Maércio com médicos veterinários se naquele dia, ele não tivesse sido apreendido e levado para clínica, Thor estaria morto. “O animal faltante morreria em 3 ou 4 dias de infecção, caso o autor não tivesse sido identificado pela Polícia Civil e forçado a apresentá-lo na Decat”.

O caso – No dia 18 de abril, Thor foi levado à delegacia pelo dono, um rapaz de 26 anos, que prestou depoimento. Na ocasião, a médica-veterinária, Layrez Reis, enviada pelo CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária), examinou o cachorro e constatou que além de várias escoriações pelo corpo, o animal tinha ferida com a musculatura exposta. Ela recomendou que ele fosse internado.

O delegado explicou, naquele dia, que embora o rapaz alegasse que o cachorro tinha sido vítima de uma fatalidade, a omissão no tratamento do animal também poderia ser considerada crime de maus-tratos.

Câmera de segurança flagrou o Kadett arrastando cachorro por volta das 15h do dia 11 de abril. As imagens foram enviadas ao canal Direto das Ruas por funcionário de uma empresa que fica na Vila Nhanhá. Conforme noticiado pelo Campo Grande News, o homem tentou alcançar o veículo para libertar o cachorro, mas não conseguiu. “Fiquei sem poder fazer nada. O animal tentava se levantar”, lamentou,

Vídeo mostrando cão sendo arrastado. (Foto: Reprodução)
Vídeo mostrando cão sendo arrastado. (Foto: Reprodução)

No dia seguinte, equipe da Decat foi ao local e conseguiu mais imagens. Diante da repercussão, na quarta-feira (14), advogado Bruno Tamaciro, representando o dono do cachorro, foi à delegacia, explicou a situação e agendou o depoimento do cliente para o dia 18.

Antes da apreensão do animal, o defensor divulgou vídeo em que o tutor explica o que aconteceu, sem revelar a identidade. Thor aparece no vídeo vestindo uma camiseta. Por isso, não era possível ver os ferimentos pelo corpo, apenas em uma parte da face.

Só a voz do rapaz apare no vídeo e ele diz não ter percebido que cão estava preso ao veículo. “A minha avó não sabia que eu ia sair com o carro e amarrou o cachorrinho no carro e ele entrou embaixo e eu não vi, não percebi e saí com o veículo. Se eu tivesse visto, eu tinha parado. Eu andei duas quadras e virei para deixar o carro na oficina. Quando eu adentrei que eu vi o meu cachorro na corda atrás do meu carro, na hora, eu fiquei tipo assim: ‘Você perdeu o juízo’. Eu não sabia o que eu fazia. Peguei ele no colo, todo mundo viu a minha sinceridade que realmente eu não sabia que o cachorro estava amarrado no carro de forma alguma”.

Nos siga no Google Notícias