ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Tiras para monitoramento de glicemia já estão disponíveis para diabéticos

Material foi adquirido no mês de abril e pode ser retirado nas unidades de saúde, no CEM e no CEI.

Anahi Gurgel | 25/06/2017 09:22
Tiras para automonitoramento de glicemia está disponível para pacientes com diabetes mellitus insulino-dependentes. (Foto: Divulgação)
Tiras para automonitoramento de glicemia está disponível para pacientes com diabetes mellitus insulino-dependentes. (Foto: Divulgação)

Pacientes diabéticos cadastrados no SUS (Sistema Único de Saúde) ou no Programa Municipal de Prevenção e Controle de Pacientes com Diabetes já podem retirar as tiras reagentes de medida de glicemia capilar, fornecidas pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

O estoque com 1 milhão de tiras da marca Injex Sens foi adquirido no mês de abril e está disponível para pessoas com diabetes mellitus insulino-dependentes que realizam o automonitoramento da glicemia, conforme prescrição definida pela Equipe de Saúde responsável.

Do total de 1.743 pacientes cadastrados, 619 utilizam até 60 tiras por mês, enquanto que 1.134 precisam de uma quantidade maior do produto.

Os pacientes que utilizam até 60 tiras por mês podem retirar as tiras em qualquer unidade de saúde da Capital. A orientação para os demais é procurar o material no Seredi (Serviço de Referência em Diabetes), localizado no CEM (Centro Médico de Especialidades) e, no caso de crianças, no CEI (Centro de Especialidade Infantil).

Para ter direito às tiras, os pacientes que são atendidos nas unidades de saúde devem participar do Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia).

De acordo com a sesau, o estoque é suficiente para atender até fevereiro de 2018.

Falta de medicamentos - Neste sábado (25), o Campo Grande News divulgou que pacientes com diabetes tipo I estão reclamando da falta de medicamentos como novorapid, fornecido pela Sesau. 

A pasta informou que o remédio e outros tipos de insulina, estavam em falta desde agosto do ano passado, mas que no mês de março, o município regularizou quase 80% do fornecimento desses medicamentos.

"Como existia demanda muito grande o estoque não foi suficiente para atender o periodo que estava previsto", informou.

A secretaria já inicou processo para nova aquisição do novorapid e outros medicamentos, que devem ser entregues de 20 a 30 dias.

Nos siga no Google Notícias