ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Capital

TJ decide hoje se mantém suspensão da taxa de iluminação na Capital

Aline dos Santos | 03/08/2016 07:56
Taxa de iluminação pública foi suspensa em 25 de julho. (Foto: Alcides Neto)
Taxa de iluminação pública foi suspensa em 25 de julho. (Foto: Alcides Neto)

A Justiça decide nesta quarta-feira (dia 3) sobre o pedido da prefeitura de Campo Grande para derrubar a Lei Complementar 285, que suspendeu a cobrança da Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública) por seis meses na cidade. Promulgada pela Câmara Municipal, a legislação está vigente desde o dia 25 de julho.

Na Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade), a prefeitura alega que os dispositivos da lei violam os princípios da separação, independência e harmonia dos poderes municipais. No processo, a administração municipal não forneceu dados de arrecadação. Contudo, conforme dados disponíveis no portal de transparência da Capital, a projeção é que R$ 35 milhões deixem de ser arrecadados.

A Cosip é cobrada por meio de lei municipal há 12 anos em Campo Grande. A cobrança foi definida pela Lei Complementar 58, de 30 de setembro de 2003. O documento previa a validade da lei a partir de primeiro de janeiro de 2004.

A Câmara Municipal promulgou a nova legislação sob alegação de que a prefeitura tinha R$ 53 milhões em caixa até 16 de maio deste ano. De acordo com o autor da proposta, vereador Edil Albuquerque (PTB), o dinheiro disponível é suficiente para o pagamento da Cosip nestes 180 dias. A Adin será julgada a partir das 14h no Órgão Especial do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no Google Notícias