A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

05/07/2012 06:46

Torcedores fecham avenida e PM usa bala de borracha para conter tumulto

Paula Maciulevicius

Com a confusão, os bombeiros atenderam ao menos cinco pessoas, duas delas foram para Santa Casa

Festa de torcedores na Afonso Pena: de madrugada, comemoração virou problema. (Foto: Rodrigo Pazinato)Festa de torcedores na Afonso Pena: de madrugada, comemoração virou problema. (Foto: Rodrigo Pazinato)

No início da madrugada desta quinta-feira, após a vitória do Corinthians na final da Libertadores, a Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) foi chamada para conter o tumulto que se formou na região central da cidade. Duas pessoas foram encaminhadas para a Santa Casa com suspeita de fratura.

Segundo a Polícia, mais de 800 torcedores fecharam as duas vias da avenida Afonso Pena, esquina com a Rio Grande do Sul, perto da conveniência Cerv Já, por volta de 1h.

No momento em que os militares trabalhavam para abrir de novo a avenida, precisaram disparar tiros de balas de borracha e usar granadas de efeito moral, informou a Polícia Militar.

De acordo com o tenente Rocha, da Cigcoe, os torcedores começaram a jogar latas de cerveja nos policiais e foi usado equipamento não letal para dispersar as pessoas.

Com a confusão, o Corpo de Bombeiros foi acionado e ao menos cinco pessoas ficaram feridas. Duas mulheres, Maria Gabriela de Campos Leite, 34 anos e Clelia da Cruz Souza, 32 anos, tiveram ferimentos nas mãos e na perna e suspeita de fratura. As duas foram encaminhadas para a Santa Casa.

Conforme a Cigcoe, depois da intervenção dos militares, a confusão foi contida e a via voltou a ser liberada.



Quem n estava la n viu oq realmente aconteceu,e n tem o direito de falar nd, eu estava la e os policiais foram totalmente errados
 
Cristina rangel em 08/07/2012 01:57:48
Eu passei em frente a Cerv ja quando já tinha começado o segundo tempo e tinha um bando de gente fechando o trânsito, imagina quando acabou o jogo. Não torço para nenhum time, mas dizer que com torcida organizada independente de qual time seja não exista confusão é ilusão.
Só falta os corintianos dizerem que estava sentadinhos e comportados....
 
Ana Lima em 05/07/2012 12:47:06
É para a população, o governo, a justiça e a polícia presenciar a baderna e a total falta de respeito que estes cidadãos tem pela comunidade. Morem perto da torcida organizada e aguentem isso todos os jogos.
 
Clara Lins em 05/07/2012 12:09:00
Sr Peterson.
Quem convive com essa bagunça da Afonso Pena sofre. Borracha neles. Parabens à policia.
 
Emersom Floriano em 05/07/2012 12:02:48
NÃO SOU CONTRA A POLÍCIA, MAS O ERRADO É A FALTA DE PLANEJAMENTO DO PROPRIO SISTEMA! O "COMANDANTE" DESCE COM UM BANDO DE POLICIAIS E FICAM SEM SABER O QUE FAZER... DAE APELAM PARA O TIRO E BALA DE BORRACHA! FALTA PLANEJAMENTO, ESSA COMEMORAÇÃO ERA PREVISTA, ENTÃO PORQUE O POLICIAMENTO JA NAO ESTAVA PRESENTE DESDE O INICIO??? MAS O SISTEMA DEIXA PRA ENTRAR EM AÇÃO NA HORA QUE JA ESTA TUMULTUADO!!
 
Régis Roberto Ribeiro em 05/07/2012 11:42:40
ten "ROCHA"...O senhor tem que fazer um curso chamado gerenciamento de crise....pois a policia em nenhum momento foi converçar com a torcida que estava na rua....foi entrando empurrando a população da rua..e mandando o povo ir pra casa....pois bem a rua publica....policia agiu mau..e foi mau comandada...falta treinamento..e punição....pra esses policias..
 
murilo gabriel da silva beloti em 05/07/2012 11:33:26
A maioria pessoas de bem, mas que se deixam influenciar porque estão em grupo e que começam a intimidar todas as outras pessoas que não são corintianas, a polícia estava lá para cumprir o seu papel imparcialmente, manter a ordem pública, o Estado tem que fazer o seu papel, não se pode deixar intimidar agora voce quer pedir pra policia não usar a força em serviço? vai fazer o que então a PM? chorar
 
Carlos eduardo em 05/07/2012 11:24:41
Fui assistir o jogo, comemorei, passei pela Afonso Pena e vi muita gente comemorando de forma saudável, alegre, e sem fazer nada de errado. TODAS AS TORCIDAS POSSUEM alguns desordeiros, só que parece que quando é relacionado ao Corinthians o povo transforma numa banalidade!

São Paulo, Palmeiras, Santos... Até parece que a torcida de vocês é inteiramente correta e perfeita!

DÁ UM TEMPO!
 
Paula Nunes em 05/07/2012 11:22:14
Olha, SOU CORINTHIANA e penso da seguinte forma:

CHEGA DESSA GENERALIZAÇÃO RIDÍCULA DE QUE TODO CORINTHIANO É BANDIDO! Queria entender de onde vem tamanho preconceito com a nossa torcida. Se isso tivesse acontecido com a torcida de qualquer outro time, poucos seriam os que sentariam a boca e falariam mal. Agora, COMO É CORINTHIANS, tudo vira uma tempestade, tudo é errado!
 
Paula Nunes em 05/07/2012 11:20:00
Eu acho um abuso das autoridades a forma truculenta e a força desnecessária que utilizam contra os torcedores. Seriam muito mais justo com os torcedores que o transito fosse desviado da Afonso Pena entre a Bahia e a Paraíba,2 e na RS com a Paz, por exemplo. Ou vão me dizer de 2h da manhã o transito na afonso pena estava sendo prejudicado??
 
Gustavo de Paula em 05/07/2012 11:08:41
Eu, sou Saopaulina, Parabéns aos torcedores Corinthianos, sejam bem vindos ao rol dos campeões, dos clubes brasileiros das libertadores, até que enfim conseguiram, se não fosse dessa vez, seria daqui a cem anos."ufa".
Espero que não façam vexame, em Tókio, contra o Chelsea.
 
Naielly Mayara Ramos em 05/07/2012 10:58:51
Pra bem verdade, sou da opinião que as festas das torcidas, "desse nível", deveria ocorrer dentro dos proprios estadios de futebol, pois deveria aproveitar a oportunidade que todos estariam reunidos para festejar, sem quebrar; sem atrapalhar terceiros e sem desrespeitar direitos de outrem. Só basta saber se com tanta emoção e amor ao seu time "corinthias" eles comerão a grama tambem. É PRA ACABAR
 
Andre Matias em 05/07/2012 10:50:24
Fico abismado com os comentários "sem noção" que são divulgados. Ao tenente Rocha da PM, vai meus parabens pelo excelente trabalho em lipar essa sujeira, afinal vcs são treinados pra isso, por isso tive um sono tranquilo, graças ao senhor que estava na rua "trabalhando" enqto vandalos promovem algazarras na capital.
Aquí não é São Paulo não, aquí é MS, portanto maus custumes são corrigidos cedo
 
Andre Matias em 05/07/2012 10:43:48
Queria ver esse empenho todo da população nos movimentos que realmente trariam mudanças para o Brasil...infelizmente é um país de pão e circo mesmo.
 
Edilza de Paula em 05/07/2012 10:41:21
Gosto de futebol. Não sou fanático de nenhum time. Acredito que comemorações devem acontecer, porém, dentro do limite da civilidade. Respeitar canteiros onde há plantas; respeitar as vias de tráfegos do trânsito; respeitas as pessoas que passam pelo local e ter um limite de tempo nessas comemorações para não adentrarem madrugada afora.
 
Ezio José em 05/07/2012 10:39:01
Arruaceiros devem ser contidos como tal! Qual o problema em comemorar um merecido título mas sem baderna? mas não, o comportamento dessa torcida é vergonhoso pois não sabem comemorar sem prejudicar os demais! Uso progressivo da força neles! A polícia somente cumpriu seu dever funcional e está de parabéns...
 
Erick Martinez em 05/07/2012 10:34:18
parabens ao nosso efetivo policial,tem que senta o dedo nesses vagabundos ai,ficam fazendo a maior zona na cidade,esses torcedores não sabem se conter parece que vai ser o fim do mundo,é simplesmente uma campeonato sulamericano,mais tbem outro desses só daqui a 102 anos dinovo.....fala serio
 
ROBSON GARCIA em 05/07/2012 10:18:53
Sou Corinthiano, a minha visão é de que, isso sempre acontece com quase todas torcidas, não tem como ganhar um campeonato e ficar parado na calçada tranquilo (isso pra quem ama o futebol)...eu acho q tinha q ter uma precaução sim, já imaginavam era só fechar as vias, a torcida tava cantando pulando na rua, não tava quebrando nada, subindo em ônibus como os saopaulinos
 
Gabriel Ribeiro em 05/07/2012 10:17:13
Eu nao estava nomeio da rua,ao contrario estava na calçada e agora estou em casa aqui sem conseguir pisar no chao por causa do ferimento das balas de borracha,isso que eles estao falando que a multidao estava provocando eles e pura mentira,isso se chama despreparo,fui em estadios no brasil inteiro e numca aconteçeu nada agora na minha cidade vem acontecer isso.
 
Peterson cristaldo martins em 05/07/2012 10:15:50
Por isso há muito tempo deixei de assistir e prestigiar jogo de futebol. As pessoas parecem que viram animais, independente de qual seja o time. Era pra ser uma diversão e acaba em pancadaria, depredações e até morte. É ALIENAÇÃO COLETIVA.
 
Eliane Ferreira em 05/07/2012 09:44:03
Neste local sempre acontece estes tumultos.Cade a lei que proibe estas badernas?Não sou contra a comemoração,pelo contrário,deve sim comemorar o feito por engrandecer o futebol brasileiro (sou Operariano) porém,fiquem no espaço do estabalecimento,nas calçadas,no canteiro,mas não há necessidade de fechar a rua pois pode haver emergência de uma ambulância, ou corpo de bombeiros passar pela via...
 
Alan Otavio em 05/07/2012 09:39:09
O DONA FATIMA A SENHORA FALAR QUE A MAIOR TORCIDA E DO CORINTHIAS AI JA E DI MAIS A MAIOR TORCIDA SEMPRE FOI E SEMPRE SERA DO FLAMENGO OU SEJA MENNNNNNNNNNNGÃO.KKKKKKK.
 
jose leoncio em 05/07/2012 09:36:24
me diz...pq a policia agiu contra os corinthianos???
se me lembro bem,quando são paulo foi campeao de sei la oq e o
flamengo pelo brasileiro...a av.AFONSO PENA ficou sem condicoes
de uso por causa da comemoração deles....e os corinthianos nao podem
comemorar????
 
monica rodrigues em 05/07/2012 09:33:07
Leitor indignado, se você realmente tivesse lá, conteria suas palavras. Comente sobre o que presenciou, e se tivesse presenciado não falaria com tamanha ignorância. E concordo totalmente com o Rubens, deveriam ter feito igual a prefeitura de São Paulo, organizaram um local exclusivo para assistir e comemorar, essa seria a melhor forma de evitar qualquer tumulto.
 
Debora Souza em 05/07/2012 09:28:30
Os Policiais estão muito abusados, deram muitas "asas" pra eles, Concordo com vc Debora, Não só neste episódio, mas em outros que a midia noticia,quando a coisa aperta, eles vão lá e contam a" versão" deles.
Segurem antes que eles façam " cacas".
 
Vania Lucia Leite em 05/07/2012 09:25:26
A PM estava muito bem preparada. Tanto é que esses baderneiros foram contidos!
O efetivo empregado se expôs ao perigo de levar uma garrafada, pois enquanto desobistruiam a via, os vândalos que estavam no cerv já jogavam garrafas. Só daí então a PM mostrou quem manda... dentro da legalidade! Parabéns ao efetivo da PM!!!
 
Eder Pereira Ferreira em 05/07/2012 09:13:02
TIMÃOOOOO TIMÃOOOOOO...
 
Diego lima em 05/07/2012 09:05:54
pois é Debora uma hora dessa era hora de ter crianças na rua e como que se comemora organizadamente atrapalhando o tráfico da avenida Você ia gostar que fossem fazer bagunça na sua casa não tenho certeza o seu direito termina quando começa o do outro a rua não foi feita para algazarra de torcedores e sim para tráfego de veículos......
 
joão da silva morais em 05/07/2012 09:05:37
ACHO QUE OS POLICIAIS TINHAM QUE ESTAR PREPARADO PARA ESSE CASOS, MAS ISSO NÃO EXPLICA O VANDALISMO DE ALGUMAS PESOAS QUE NÃO SABE COMEMORAR A VITORIA DE SEU TIME COM ORDEM E DESENCIA....
 
JUSSARA MATEUS FERREIRA ORTIZ em 05/07/2012 08:51:12
Faltou inteligência do ten "ROCHA" (SIGNIFICA SÓLIDO), não precisava chegar ao um campo de batalha do dia 04 de Julho na av. Afonso Pena, era festa, com uma simples interdição uma quadra antes nas duas vias e com a segurança de Policiais inteligente, nossa festa ia atravessar a madrugada com café da manhã, estavam presentes estudantes, senhoras com crianças, familias e até idosos. VAI CORINTHIANS.
 
Rubens Alvarenga em 05/07/2012 08:47:49
Uma vergonha, pra quem estava presente, viu que não teve nada disso! Estávamos comemorando organizadamente, sem tumulto.. Os policiais, em uma tremenda falta de educação e total ignorância, começaram a disparar contra a torcida, sendo que tinha no meio famílias com crianças! .. As pessoas que saíram machucadas, foi graças a atitude "PLAUSÍVEL" dos nossos policiais! UMA VERGONHA!
 
Debora Souza em 05/07/2012 08:31:46
Infelismente é assim as pessoas não sabem comemorar o resultado de um joguinho, tem que tumultuar, agora só falta dizerem que a PM usou de violencia desnecessaria. Quanta palhacada ñ sabem ser civilizado tem que apanhar mesmo e ñ adianta reclamar porque saiu ferida...
 
Paulo Umura Higa em 05/07/2012 08:28:18
sao um mando de loucos.
 
LUCIANA AMORIM DA SILVA em 05/07/2012 08:27:08
nao consigo entender como a policia nao se preparou,para este jogo.........deveriam ter pensando e agido preventivamente,isto e campo grande.....
 
marta lopes em 05/07/2012 08:21:19
Tenho certeza de que a policia agiu de forma errada tenho videos que mostram essa ação, a policia alegou que foram jogadas latas é logico que a população fez isso mas foi depois de a policia chegar atirando e jogando bomba , como ja disse tenho videos que provam essa ação e vou levar para corregedoria isso não pode ficar assim! Se fosse o caso que desviassem o transito!vergonha de ser campograndes
 
Iggor Rocha Da Rosa em 05/07/2012 04:11:45
Isso foi falta de preparo por parte da policia militar principalmente da tropa de choque cigcoe, que agiu sendo truculenta com as pessoas que comemoravam um titulo, eu estava presente e tenho videos que provam que a população estava encurralada e sendo alvejada por tiros de bala de borracha e bombas sendo que no local existiam crianças, isso foi puro despreparo!! Ainda bem que a copa nao sera aqui
 
Iggor Rocha Da Rosa em 05/07/2012 04:08:07
Culpa da organização ou da falta dela...
Isso já era previsto como alguém já mencionou.
Cabe ao prefeito pensar 2x antes de promover telão e festinha para torcida de futebol.
 
Wilsonjr Vicente em 05/07/2012 04:00:44
Paula Nunes, isso é futebol! Se não gosta, assiste vôlei... Quem não aceita isso é quem só acompanha futebol nas finais.
 
Filipe Alberto em 05/07/2012 02:18:00
Já era mais que previsível isso... Imaginem se eles perdessem... Aí sim seria o caos de verdade!!
 
Marcello Maia em 05/07/2012 02:11:57
Eu tava la!!! E quem fechou a afonso pena foi a policia de transito e a cigcoe tava la desde o inicio!!! não tinha nenhuma confusão! até Cigcoe querer simplesmente acabar com comemoração soltando monte de tiro sem necessidade pra tudo q é lado!!!
Polícia!
Para quem precisa
Polícia!
Para quem precisa
De polícia.
 
mattioli martins monteiro em 05/07/2012 02:06:55
Parem, parem, parem! CORINTHIANS campeão pela primeira vez e vocês não os deixam comemorar? Todos comemoram por que os corinthianos não podem? A maior torcida do Brasil tem esse direito. Faltou organização. Desviar o trânsito, por exemplo. Eu jamais iria trafegar por esta rua em uma noite de vitória tão desejada pelos torcedores. Com certeza, mudava minha rota se estivesse de carro.
 
Fátima da Costa em 05/07/2012 01:34:40
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions