ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Tribunal de Contas dá 24 horas para Prefeitura corrigir boletos do IPTU

Alberto Dias | 21/12/2016 12:59
Sede do Tribunal de Contas do Estado (Foto: Arquivo)
Sede do Tribunal de Contas do Estado (Foto: Arquivo)

O Tribunal de Contas do Estado determinou que o prefeito Alcides Bernal (PP) corrija em até 24 horas todos os boletos do IPTU 2017 (Imposto Predial Territorial Urbano) gerados via internet, com validade até 31 de dezembro. A decisão do conselheiro Ronaldo Chadid, orienta para o vencimento mude para 10 de janeiro, considerando que “o fato representa flagrante antecipação de receita e consequente crime de responsabilidade”,

No último dia 8, Chadid já havia determinado o bloqueio temporário dos valores arrecadados pela Prefeitura com a cobrança antecipada do IPTU 2017, que já teve os carnês enviados para a população. Conforme o conselheiro, o atual prefeito Alcides Bernal (PP) não poderia utilizar os recursos, uma vez que tal arrecadação é considerada antecipação de receita nociva à administração - ação popularmente conhecida como pedalada fiscal.

A decisão do TCE atendeu representação do vereador reeleito Chiquinho Telles (PSD). Na ocasião, o prefeito reclamou, dando a entender que o tributo era esperado pelo município na composição do pagamento do 13 salário dos servidores. "É uma decisão que surpreende, porque todo ano acontece o programa de pagamento incentivado do IPTU", disse, ressaltando que a decisão "atrapalha muito Campo Grande".

Este ano o município arrecadou R$ 300 milhões com o IPTU, maior fonte de receita própria. A previsão para 2017, segundo o secretário Disney de Souza Fernandes, que comanda as pastas de Receita e Planejamento, Finanças e Controle, é de até R$ 330 milhões. Conforme ele, os novos consideram a reposição da inflação de 8,78%. Porém, o contribuinte que discordar do valor poderá solicitar revisão, mediante requerimento devidamente fundamentado e protocolado até 10 de março.

Nos siga no Google Notícias