A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

21/06/2013 20:15

Tropa de choque usa bomba de efeito moral para conter vândalos

Viviane Oliveira e Aliny Mary Dias
Bombas de efeito moral são usadas na Câmara. (Foto: Leonardo de França/ Jornal O Estado.)Bombas de efeito moral são usadas na Câmara. (Foto: Leonardo de França/ Jornal O Estado.)
Tropa de choque em frente à Câmara, minutos antes da confusão. Tropa de choque em frente à Câmara, minutos antes da confusão.
Manifestantes em frente à Câmara Municipal. (Foto: João Garrigó)Manifestantes em frente à Câmara Municipal. (Foto: João Garrigó)

A tropa de choque da Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crise e de Operação Especiais) jogou bombas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes que tentaram invadir há pouco a sede da Câmara Municipal, em Campo Grande.

Primeiro, um pequeno grupo, de cerca de 200 pessoas, passou a jogar pedras contra os guardas municipais e tentar quebra a porta de vidro da Câmara. Um guarda foi atingido no rosto e teve de ser encaminhado à unidade de saúde

Na segunda tentativa de invadir o prédio, os guardas, cerca de 35, usaram spray de pimenta, mesmo assim os manifestantes continuaram no ataque e a Cigcoe foi acionada.

A PM chegou imediatamente e já desceu contendo os manifestantes, a maioria jovens armados com paus. Os policiais dispararam bombas de efeito moral e balas de borracha.

Com a chegada da tropa de choque, as pessoas que estavam no prédio saíram correndo e só a imprensa ficou. A repórter do Campo Grande News, Aliny Mary, que cobria a manifestação, acabou em meio ao gás lacrimogêneo.

Ela passou mal, desmaiou durante a confusão e precisou ser encaminhada para uma unidade de saúde do bairro Tiradentes. Os policias fecharam o quadrilátero em volta a Câmara e o grupo foi disperso.

No prédio, parte do telhado foi quebrado, parte da grade ficou amassada e há a pichação "Aluga-se" na fachada. 

Depois da intervenção policial, o grupo se separou e agora a situação é tranquila no local, ficaram apenas guardas municipais.

A Cigcoe seguiu então para a prefeitura municipal, onde estava a maior parte dos manifestantes. Mas a dispersão foi rápida e apenas cerca de 100 pessoas continuam na Praça do Rádio Clube. Há 13 equipes da PM em motos paradas no local. 

As ruas do centro de Campo Grande foram fechadas, desde a Rui Barbosa e liberadas há pouco. Antes, tentativas de depredação também foram contidas pela PM, que faz rondas no Centro desde às 17 horas.

Desde o início da manifestação, na Praça do Rádio, o grupo já hostilizava a imprensa,ameaçava jornalistas e dava mostras de ser mais radical. A maioria cobre o rosto com camisetas, para dificultar a identificação.

 



j podiamos imaginar que este protesto era mesmo so pra juntar baderneiros e vandalos,eles tem que ficarem presos e ser punidos,me perdoem os protestantes corretos.
 
ana caroline em 22/06/2013 08:59:09
http://www.youtube.com/watch?v=TQzBu7QXbS8
 
José Antonio em 22/06/2013 07:26:23
aqui é campo grande , nao sao paulo , cigcoe esta preparada.
 
nilton nunes em 22/06/2013 00:36:03
vândalos!! #NãoMeRepresenta
 
Maikon Dutra em 22/06/2013 00:11:52
Lamentamos o fato ocorrido com a amiga e esperamos que nada de mais grave tenha ocorrido com ela. Detalhe: Quando assistíamos a cobertura jornalistica da segunda edição de um telejornal local, foi possível observar a atitude de descontamento por parte de alguns "manifestantes". Pergunto: Porquê hostilizar a imprensa? Porquê essas pessoas não querem a presença da mídia? Porquê cobrir o rosto? Certamente é porque desejam fazer badernaria, desejam depredar prédios públicos, desejam saquear estabelecimentos comerciais e não querem ser identificados. Certamente a polícia está de olho nesses tais.
 
Lenirdo Pedroso de Almeida em 21/06/2013 23:10:19
Acabaram com a chance de mostrar que temos cérebro.
 
robinson olivieira em 21/06/2013 22:59:30
Povo é muito burro! Pra que invadir a câmara? Os donos do local estão desde 2009 sem receber aluguel do local e vão destruílo? Tem de se manifestar na frente das casas dos políticos e incomodar as pessoas certas! Dar prejuízos para quem não é responsável pela bandidagem política é o mesmo que agir como eles. Faça certo, faça na frente da casa do prefeito, do governador e dos vereadores(esses por querer ganhar o dobro de cirurgiões e sem fazer nada!).
 
Alexandre de Souza em 21/06/2013 22:50:05
Caramba, povo idiota, I-D-I-O-T-A, a cidade tinha tudo pra ter manifestações pacificas, agora essa coisa toda, ta na hora é de Campo Grande acordar e repudiar ações assim, pois aqui também tem muita gente que gosta de uma bagunça/baderna.
 
Igor Adriano em 21/06/2013 22:30:36
PARABÉNS À CIGCOE, É ASSIM MESMO QUE SE CONTROLA ESSE BANDO DE VANDALOS, ESSES NÃO SÃO MANIFESTANTES, SÃO VAGABUNDOS TRANSVESTIDO S, UM CDC DE VEZ EM QUANDO ELEVA O ESPÍRITO DA TROPA. É ASSIM MESMO.
 
Eduardo Semir em 21/06/2013 22:26:26
Tina mais é que exterminar esses arruaceiros. Pois manifestação é uma coisa, vandalismo é outra.
 
Eduardo Semir em 21/06/2013 22:23:08
Esses manifestantes k estão agindo dessa forma, naum sabem o k estão fazendo, manifesto naum é baderna, a Câmara Municipal (o prédio) naum tem culpa, mesmo pq a noite os Vereadores naum trabalham.
A imprensa só está cobrindo o manifesto, os repórteres estão fazendo o serviço deles, isso é preciso ser respeitado.
 
Laura Silva em 21/06/2013 22:14:57
Isso seria maravilhoso se fosse feito no horário de expediente dos "nobres" vereadores, se é que eles cumprem horário.
 
walter oliveira em 21/06/2013 22:12:51
Por favor meus superiores, em ocasiões vindouras, preventivamente convoquem a todos nós, inclusive os que estiverem de folga. Esses vândalos precisam tomar uma lição democrática na base do porrete. Não se pode aceitar que essa bandidagem escondida sob a bandeira da democracia depredem bens, sejam estes públicos ou privados, e depois simplesmente fujam e se escondam no meio da multidão pacífica. Tomara que muitas fotos e vídeos sejam postados nas redes sociais, para que o maior número possível de arruaceiros possam ser identificados e responsabilizados. Sabemos da qualidade, capacidade e do excepcional nível profissional dos nossos irmãos da CICGOE, mas é muito trabalho para eles. ass: Fernando - Subtenente PM
 
Fernando Silva em 21/06/2013 21:39:07
Sacanagem, quebrar vidros e ainda atirar rojão no guarda, isso não é protesto é vandalismo, esses meliantes que fizeram isso tem que ser presos, pessoas de bem e que desejam mudanças no pais não devem aceitar essas pessoas nas passeatas, eles mancham a nobre causa que foi abraçada pelos jovens.
 
Ronaldo Cesar em 21/06/2013 21:01:46
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions