ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

UPAS onde casos de coronavírus foram confirmados, até na portaria se usa máscara

UPA Coronel Antonino e Leblon exibem cenário de prevenção atípico e cautela no atendimento

Izabela Sanchez e Clayton Neves | 15/03/2020 12:20
Profissional de saúde com máscara na UPA Coronel Antonino neste domingo (15) (Foto: Paulo Francis)
Profissional de saúde com máscara na UPA Coronel Antonino neste domingo (15) (Foto: Paulo Francis)


Estudante de administração Thayany Silva, 23,  que esteve no Rio de Janeiro e em Aeroportos e homem de 31 anos que esteve em Londres, na Inglaterra, são as duas pessoas com contaminação do novo coronavírus confirmada, até agora em Campo Grande e em Mato Grosso do Sul. Nas duas UPAS (Unidades de Pronto Atendimento Comunitário) Coronel Antonino e Leblon, onde os casos foram confirmados, o cenário deste domingo (15) é atípico: até o guarda municipal está de máscara.

Da faxineira que empurra o carrinho de limpeza ao médico que chama os próximos pacientes, todos protegem nariz e boca das possíveis gotículas que contém o Sars-Cov-2 e podem ser transmitidas entre as pessoas, no ar ou sobre as superfícies.

Na quinta-feira (12), Thayany foi até a UPA do Jardim Leblon e o resultado saiu positivo para Covid-19, a infecção causada pelo vírus. Já o homem de 31 anos procurou a UPA Coronel Antonino. Ainda assim, a orientação é que qualquer suspeita sem sintomas ou com sintomas leves seja levada inicialmente às UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Isso porque as UPAS costumam estar mais lotadas e com pacientes portadores de outros agravantes. Dessa forma, quem estiver com o vírus no corpo pode transmitir para pessoas que são o público suscetível da doença Covid-19.


Paciente caminha com máscara dentro da UPA Leblon em Campo Grande (Foto: Paulo Francis)
Paciente caminha com máscara dentro da UPA Leblon em Campo Grande (Foto: Paulo Francis)


Thayany esteve em uma festa de formatura de turma de medicina universitária da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) realizada durante a noite de quarta-feira (11) na boate da Valley. A boate já fechou as portas em sinal de prevenção para que todos os funcionários sejam testados.

Funcionários das UPAS mudaram a rotina. Antes, mesmo com disponibilidade dos materiais, quase ninguém utilizava máscaras ou álcool gel. Agora, o álcool não falta nas mesas. Apesar de mais conscientes, o receito entre funcionários é constante.

Atendente disse ao Campo Grande News que o secretário municipal de saúde José Mauro Filho convocou todos os servidores para reunião, ocasião onde informou sobre o novo vírus, sobre prevenção e padrão de atendimento.

Na UPA Leblon, a reportagem já foi recebida por indagação de um guarda que utilizava máscara. Profissional de enfermagem afirma que, apesar do alerta, ninguém foi até o local neste domingo em busca de testes. A preocupação entre os pacientes que aguardavam atendimento ainda é o surto de dengue.

Entenda mais – Até agora, além dos dois casos confirmados, 1 ainda é investigado como suspeito em Três Lagoas e oito coletas em Campo Grande foram feitas neste sábado e são investigadas pela secretaria municipal.

Em coletiva de imprensa, realizada na tarde deste sábado, a infectologista da Sesau, Márcia Dal Fabro, fez um apelo especial para os idosos. Segundo a médica, eles devem evitar sair de casa para ficar em aglomerações. A letalidade entre as pessoas com mais de 60 anos, com a doença, é de 15%.

Informações sobre prevenção, exames, sintomas, sobre o vírus e demais orientações estão disponíveis nos sites do Ministério da Saúde, SES (Secretaria Estadual de Saúde) e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Confira os sintomas e as dicas de prevenção 

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias