A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

18/04/2013 17:20

Vândalos picham e até destróem a obra inacabada de Casa do Pantanal

Nadyenka Castro
De longe, um lindo casarão típico de fazendas. (Foto: Lucimar Couto)De longe, um lindo casarão típico de fazendas. (Foto: Lucimar Couto)
De perto, a realidade: ação de vandalismo e sujeira. (Foto: Lucimar Couto)De perto, a realidade: ação de vandalismo e sujeira. (Foto: Lucimar Couto)

De longe, apenas um imóvel no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, cuja arquitetura lembra sedes de fazendas. Varanda, pilares em madeiras, assim como os portais e janelas. Há ainda um um espelho d’água circundando. Mas, é só chegar perto que se vê o abandono em que está a Casa do Pantanal.

Os vândalos já tomaram conta do espaço erguido para expor um pouco da historia do povo pantaneiro. Paredes estão pichadas, janelas danificadas. Há sujeira por todos os lados: teias de aranha, folhas secas, poeira, terra e formigas.

A Casa fica no mesmo parque onde o governo do Estado constrói o Aquário do Pantanal e já teve a inauguração adiada por duas vezes.

O espaço é de responsabilidade da Fundação Manoel de Barros e tem o objetivo de manter e divulgar a cultura pantaneira. A obra foi iniciada em outubro de 2010 e está orçada em cerca de R$ 684 mil, com recursos dos Governos do Estado e Federal.

O projeto é de 2006, quando foi lançado pelo Governo Zeca do PT. Em aabril do ano passado o Campo Grande News encontrou que havia telhas quebradas, paredes inacabadas e abandono.

À época, a informação é que a inauguração estava prevista para junho daquele ano. Em setembro, foi informado que o contrato para a construção havia sido rescindido e uma nova licitação foi realizada, prevendo 30 de março deste ano. O que não aconteceu.

O Campo Grande News já entrou em contato com a Fundação Manoel de Barros, mas não houve retorno até a publicação desta matéria. 

Na escada, terra e folhas secas. (Foto: Lucimar Couto)Na escada, terra e folhas secas. (Foto: Lucimar Couto)
Formigueiro na parede da Casa do Pantanal. (Foto: Lucimar Couto)Formigueiro na parede da Casa do Pantanal. (Foto: Lucimar Couto)


Estamos recrutando voluntários para por fim nessa bagunça, vamos pegar essa molecada toda, e lhes dar uns bons conselhos.
 
juraci montanha em 19/04/2013 09:59:39
Isso nao é culpa de governo nao ......quer fazer ARTE faz no caderno ....em folha em branco .....isso é culpa dos pais omissos dos dias de hoje que nao sabem por onde anda e o que faz o que seu filho por ai .....isso é berço....educaçao dentro de casa....com pai e mae presente ....é biblico....." Ensine seu filho no caminho que deve andar....e mesmo na velhice nao se desviará dele !!!!
 
rogerio carvalho em 19/04/2013 09:56:56
Tem que pegar esses moleques e esfregar a cara deles na parede até sair a tinta !!!!! nao dá mais para tolerar essas coisas !!!!! nao sao atos de crianças nao ...sao marmanjos que merece um coro de Guacha...(chicotinho de couro )
 
rogerio carvalho em 19/04/2013 09:36:16
É REVOLTANTE VER ESTES MELIANTES PIXANDO TODA A CIDADE, NÃO É SÓ PORQUE É A CASA DO PANTANAL, MAS TODA A CIDADE, ENQUANTO CIDADÕES DE BEM QUE TRABALHAM E PAGAM SEUS IMPOSTOS ARRUMAM AS FRENTE DE SUAS CASAS COM MURO BEM PINTADOS ESTES MALDITOS ESTÃO LIVRES ANDANDO PELA CIDADE TODA COM ROLO E LATA DE TINTAS PARA LAMBUZAR TUDO E O PIOR SEM SEREM INCOMODADOS POR NINGUÉM, É IMPRESSIONANTE COMO PODE UMA PESSOA ANDAR DE NOITE COM UMA LATA DE TINTA, ROLO E PINCEIS SEM SEREM QUESTIONADOS, E SE SÃO, NÃO SÃO CONTIDOS. É A IMPUNIDADE CHEGANDO A TODOS OS LUGARES, É O MAL VENCENDO O BEM.
 
jose carlos marani em 19/04/2013 08:21:52
Sou contra a pichação, já o grafite é Art, Já passou da hora do poder público "arrumar uns muros aí", tanta escola, viaduto, etc... Poderiam fazer um projeto igual o da praça Ari Coelho no final do ano passado, aí meu amigo iria faltar tinta "pra" molecada, fora isso o que esperar de uma população que se indigna mais com a pichação do que com o dinheiro q foi gasto e ainda assim nada de inauguração, tolos! Falsos Moralistas!
 
Evandson Carvalho em 19/04/2013 08:18:46
Mário Moura,concordo na íntegra... também acho que deveriam levar uma surra, uma que não tiveram limites em casa, então tem que aprender na rua.
Aqui em Curitiba a coisa não esta diferente, mas a população cobra mais e as autoridades são mais ATIVAS. Inclusive, existe uma forte camapanha contra a PICHAÇÃO, onde toda frota de transporte coletivo, trazem adesivos da campanha que é : "Pichação é Crime" denuncie 153, com direito a premiação.
Temos que endurecer com esses delinquentes... derruba-los de prédios, fazer reparar os danos causados, etc... quero ver se depois vão ficar infernizando a vida das pessoas e sujando as cidades . Ah, quanto aos Direitos dos Manos, coloquem os para ajudar a manter a cidade limpa também, pelo memos farão alguma coisa de verdade pelo cidaão de bem.
 
Neyde de Oliveira em 19/04/2013 07:15:44
Isso só vai mudar quando o governo quiser. Colocar incentivos para essas gurizadas fazerem sua arte. E essa repercussão de pixação que a mídia e a sociedade está fazendo só está piorando a situação, tem coisa mais importantes para se resolver .
 
rafael souza em 18/04/2013 22:27:14
É realmente falta de administração! Basta criar uma equipe para administrar e gerenciar aquele espaço público, que atrai a população campograndenese, principalmente nos finais de semana e nos feriados. Infelizmente está praticamente abandonado. Sujo e agora pichado...
 
Josevaldo Pereira em 18/04/2013 20:31:27
Já passou da hora da própria população pegar essa molecada abusada e pintar a cara dela com o spray já que a Polícia nao pode fazer isso pois o ECA não permite.
 
Mario Moura em 18/04/2013 20:21:42
Essa é a "educação" do povo que elege os governantes!!
 
Paulenir de Barros em 18/04/2013 18:13:59
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions