ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Vento ultrapassa 100 km/h e deixa rastro de destruição na Capital

Velocidade do vento é considerada "atípica" pelo Inmet; Velocidade foi de 103 km/h , deixou bairros sem luz e estragos espalhados pela Capital

Izabela Sanchez e Mirian Machado | 28/10/2017 11:02
Toldo do Supermercado cedeu e atingiu veículo estacionado (Marcos Ermínio)
Toldo do Supermercado cedeu e atingiu veículo estacionado (Marcos Ermínio)

O vento que chegou com a tempestade de sexta-feira (27) atingiu 103 km/h, velocidade considerada "atípica", segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Meteorologista em São Paulo, Neide Oliveira explicou que ainda é preciso dimensionar outras características da tempestade para saber se o vento enquadra-se na categoria de "ciclone", os tufões ou furacões que ocorrem em regiões tropicais ou subtropicais, produtos de grandes massas de ar em alta velocidade de forma circular.

A ventania espalhou estragos na Capital. Durante a noite a chuva começou intensa, mas "tímida", por volta das 21h. Pouco minutos depois, no entanto, o vento intenso assustou quem estava na rua.

Diversos locais ficaram sem luz, um outdoor na Avenida Tamandaré despencou, árvores caíram, atingidas por um dos 359 raios registrados até às 21h, segundo o meteorologista da Uniderp, Natalio Abrahão. O volume de água, conforme a meteorologista do Inmet, foi de 21,8 milímetros.

Outdoor caiu na Avenida Tamandaré (Marcos Ermínio)
Outdoor caiu na Avenida Tamandaré (Marcos Ermínio)

Santa Luzia

Um dos bairros mais atingidos pelos estragos foi o Santa Luzia, na região norte de Campo Grande. Na Avenida São Nicolau a tempestade atingiu árvores e até um Supermercado. No cruzamento da Avenida com a Rua Santa Gertrudes, a cobertura do mercado cedeu, atingiu um veículo e, por uma diferença de segundos, não atingiu o dono do carro.

Proprietária do estabelecimento, Neide Taveira da Silva, 59 anos, relatou que o mercado estava fechado "com poucas pessoas dentro", quando a tempestade chegou. A cobertura era sustentada por uma viga, contou, mas após a retirada da estrutura de apoio, solicitada pela Prefeitura, o "telhado" que encobre alguns metros na frente do mercado ficou mais frágil.

Prejuízo - A estrutura atingiu a frente de um veículo Uno e destruiu a vidraça do carro. O veículo é propriedade de um comerciante autônomo, 25, que preferiu não ser identificado. Ele vende artigos, "dvd's e cd's" em frente ao mercado, e utiliza o veículo para transportar e armazenar os produtos, exibidos em um "banca".

Ele contou que só não foi atingido pelo toldo do Supermercado porque teve a ideia de correr ao invés de entrar no veículo "que havia acabado de estacionar". No local, as pessoas se uniram para remediar os danos. O vendedor utilizou uma motocicleta de um funcionário do mercado para ir embora e conseguiu guardar os produtos dentro do estabelecimento.

No escuro - A Avenida ainda está sem luz e equipes da Energisa, concessionária responsável pelo serviço em diversas cidade do Estado, tentam consertar os estragos. A artesã Wilma da Silva Torres relatou à reportagem que ligou para a empresa desde às 2h. Além dela, contou, os vizinhos fizeram o mesmo. O bairro continua, ainda assim, sem luz.

Na Rua onde mora, a Santa Rosa, fiações de peso caíram ao chão durante a madrugada, causaram estragos e assustaram os moradores pelo barulho. A mesma situação ocorreu na Avenida Nicolau, cruzamento com Rua São Manoel.

Força de um raio - No local, uma uma árvore que fica dentro de uma residência caiu em cima do muro e da fiação da Avenida. A concessionária de energia já está no local e a árvore foi cortada. O estrago ocorreu por volta das 21h. Ilma Fátima Betfer, 51, aluga a casa. Ela acredita que a árvore tenha caído com a força de um raio, porque foi "partida" e atingiu a fiação.

Ilma contou que a árvore foi atingida e imediatamente o local ficou "no escuro". Um estrondo foi ouvido quando a árvore caiu. A residência e um lava-jato ao lado da casa continuam sem energia. O marido trabalha com uso de um caminhão, contou, e o veículo foi atingido pela fiação pesada.

"Não sabíamos se estava energizado", relatou, já que o esposo teve que ir ao trabalho durante a manhã deste sábado. Ilma contou que a dona do imóvel já foi acionada para consertar o muro.

Confira a galeria de imagens:

  • Veículo foi atingido pelo toldo do Supermercado (Marcos Ermínio)
  • Moradora de uma casa no Santa Luzia acredita que o raio caiu atingida por um raio (Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias