Ventos de até 59 km/h derrubaram sete árvores em Campo Grande

No balanço pós-temporal, o Corpo de Bombeiros informa que atendeu pelo menos sete ocorrências de quedas de árvores, na tarde de quarta-feira (20), em Campo Grande. Os ventos de 59,4 km/h também destelharam três casas no Vespasiano Martins – um dos loteamentos construídos para abrigar moradores da antiga favela Cidade de Deus.
Na Vila Jacy, por exemplo, uma figueira de grande porte caiu dentro do antigo laticínio e pegou fogo na rua Iporã com a José Paes de Farias, na região Sul. Por causa do vento, os galhos da árvore encostaram na fiação de transmissão de energia elétrica e provocou um curto-circuito.
- Leia Também
- Com dois voos cancelados, aeroporto continua fechado por causa do mau tempo
- Apesar da chuva, duas cidades de MS entram na lista das mais quentes
Os moradores da região ficaram sem energia, que foi restabelecida por volta das 5h20 de hoje. Além de ter ficado no escuro, o comerciante Ilson Benites, 38 anos, reclama do prejuízo. “Um galho caiu e quebrou o telhado da minha casa e do meu estabelecimento”, reclama. O empresário mora em um sobrado e, na parte de baixo funciona o comércio dele.
Segundo ele, os moradores já havia pedido em janeiro deste ano o corte da árvore para a Prefeitura, mas nunca tiveram o retorno. “Toda vez que chove, os galhos encostam na fiação. Essa não foi a primeira vez”, lamenta. Ilson reclama que até agora está sem telefone e internet.

A dona de casa Mariles Soquete, 51 anos, mora há quatro anos no bairro e conta que desde que o laticínio fechou, a árvore se tornou um problema. “Antes eles cuidavam e faziam a poda. Agora, toda vez que chove com vento forte a gente fica preocupada e com medo de algo pior acontecer”, conta. Hoje de manhã, ainda havia muitos galhos espalhados na rua.
O Corpo de Bombeiros também registrou queda de árvore na rua Alagoas, entre a Eduardo Santos Pereira e a Espírito Santos, no Bairro Jardim dos Estados, na travessa entre o Mercadão Municipal e o prédio do antigo Colégio Oswaldo Cruz e no bairro Dom Antônio Barbosa.
Conforme o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrão, a média de chuva na Capital foi de 27,4 milímetros com ventos de 59,4 km/h. Só na região do Shopping Norte Sul Plaza choveu 39,5 milímetros. Por causa do temporal de ontem, o Aeroporto Internacional de Campo Grande amanheceu fechado.