ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  01    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Vereador por 4 mandatos, Arashiro deixa legado na comunidade japonesa

Tetsu Arashiro faria 84 anos amanhã; expoente de uma geração de descendentes na Capital

Maristela Brunetto | 28/02/2023 10:20
Vereador por 4 mandatos, Arashiro deixa legado na comunidade japonesa
Ex-vereador foi muito ativo na comunidade japonesa. (Foto: Álbum de família)

Faleceu ontem, em Campo Grande, o ex-vereador por quatro mandatos Tetsu Arashiro. Ele faria 84 anos amanhã. Expoente na comunidade japonesa, ele bem retratou uma geração de descendentes de imigrantes que construiu sua história com muito esforço, deixando esposa, três filhos, sete netos e dois bisnetos.

Arashiro contou sua história em um longo depoimento ao canal TV Nikkei, no Youtube. Nascido na Baixada Santista, ele chegou ao Estado ainda menino. Morou em Sidrolândia e depois se mudou para Campo Grande, onde estudou na escola Visconde de Cairu, que até hoje funciona na Rua Antônio Maria Coelho, recebendo muitos alunos descendentes de japoneses.

Ele ingressou no Exército, onde permaneceu por 18 anos. O sonho era estudar medicina, mas não havia o curso. Então, aos 32 anos, formou-se dentista estudando à noite. O CRO (Conselho Regional de Odontologia) divulgou nota lamentando o falecimento e se solidarizando com familiares e amigos.

Na política, Arashiro permaneceu por 14 anos. Ele fazia campanha nas horas em que não trabalhava, a esposa ajudava a pedir votos.

Bem-humorado, contou ao jornalista Silvio Mori que achava que tinha cadeira cativa. “Mas eu não tinha cadeira cativa”, explicou, decidindo se afastar da política. Ele representou a comunidade japonesa durante os mandatos, mencionando a dedicação pelo funcionamento da Casa do Estudante Jamic, com vaga para 60 alunos vindos do interior para estudos em Campo Grande.

A Câmara também divulgou nota, manifestando pesar e lembrando que em 1982 Arashiro ocupou a presidência da Casa.

Na época do centenário da imigração japonesa, em que deu a entrevista, ele fez uma lembrança saudosista, pedindo que a comunidade fosse bem integrada em suas organizações.

O ex-vereador tinha sofrido uma queda, precisou de cirurgia e apresentou complicações depois, ocasionando a morte. O corpo será sepultado esta tarde, às 15h, no Cemitério Parque das Primaveras.

Vereador por 4 mandatos, Arashiro deixa legado na comunidade japonesa
Foto recente do ex-vereador com a esposa, Maria Yoshie, e os filhos Marilza, Márcia e Marcos. (Foto: Álbum da família)


Nos siga no Google Notícias