ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Cartórios receberam 30 pedidos de uniões homossexuais

Redação | 10/06/2010 08:14

Relatório divulgado pelo TJ/MS (Tribunal de Justiça) mostra que em dois anos foram feitos cerca de 30 reconhecimentos de união estável de casais de pessoas do mesmo sexo.

A Corregedoria-Geral do TJ divulgou na terça-feira provimento que traz regras para a oficialização nos cartórios de uniões entre homossexuais. A motivação foi a consulta de um cartório em Cassilândia, ao juiz local, sobre a legalidade desse tipo de documento para casais gays.

O juiz fez um parecer que, submetido à Corregedoria, foi aprovado e aparece como base sobre a oficialização de uniões homossexuais.

Após a divulgação do parecer, a procura não cresceu nos cartórios da Capital. Apenas 2 interessados ligaram para um cartório para saber como funciona a oficialização.

Em Jardim, no ano passado, foram realizados dois procedimentos de escritura pública declaratória, para reconhecer os direitos de um casal de homossexuais.

Em Cassilândia, mesmo sem a procura pelo serviço, o notário e registrador da Comarca, Fábio Zonta, fez a consulta ao juiz sobre a possibilidade de lavrar escritura de união homoafetiva. Ele explicou que quando trabalhou na Comarca de Bauru havia grande procura e o assunto fez parte de sua dissertação de mestrado, sobre separação e divórcio.

Para solicitar a lavratura da escritura é necessária a apresentação de documento de identidade e CPF; certidão de nascimento ou de casamento, com a devida averbação da separação judicial ou divórcio; certidão de propriedade de bens imóveis e documentos necessários à comprovação da respectiva titularidade.

O regime de bens pode ser estipulado livremente pelos conviventes: o regime patrimonial da comunhão parcial de bens, o regime patrimonial da comunhão universal de bens, o regime patrimonial da separação total de bens e o regime da participação final nos aquestos.

A oficialização garante aos casais documentação probatória de dependência econômica também para previdência social, companhias de seguro e instituições financeiras dentre outras questões.

O juiz titular da 4ª Vara de Família de Campo Grande, Luiz Antônio Cavassa de Almeida, disse que já realizou audiências relacionadas às modalidades e informa que a procura tem sido cada vez mais expressiva, em função do amadurecimento desse entendimento pacificado nacionalmente, até mesmo com a adoção já permitida pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Nos siga no Google Notícias