A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

31/03/2010 18:53

Cesp reabre vertedouros das usinas Ilha Solteira e Jupiá

Redação

A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) está reabrindo os vertedouros das usinas hidrelétricas Engenheiro Souza Dias (Jupiá) e Ilha Solteira, localizadas no rio Paraná.

Essa abertura é necessária para a manutenção da operação de controle de cheias e está sendo realizada em consequência das chuvas registradas nas regiões sudeste e centro-oeste em razão do deslocamento de uma frente fria.

A abertura dos vertedouros dessas duas usinas seria concluída ontem.

A vazão defluente média planejada (vazões turbinadas mais vertidas) em Ilha Solteira deveria atingir 8.600 m3/s hoje. Em Jupiá, a previsão é de 10.500 m3/s. Em Porto Primavera, cujo vertedouro permanece aberto desde novembro, a vazão defluente média planejada para hoje seria de 12.000 m3/s.

São valores considerados normais para esta época do ano, caracterizada pelo período chuvoso e não devem representar impactos a jusante das barragens. As vazões programadas poderão ser alteradas dependendo da evolução das chuvas na região da bacia hidrográfica do rio Paraná.

O processo é coordenado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e tem como objetivo a manutenção dos níveis recomendados no Plano Anual de Controle de Cheias do SIN (Sistema Interligado Nacional).

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions