ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Chuva durou a noite toda em 5 cidades e é prevista para hoje na Capital

Mesmo com a possibilidade de alívio na secura, meteorologia alerta que em agosto as temperaturas serão mais altas e umidade relativa do ar mais baixa

Danielle Valentim | 03/08/2018 08:27
Não chove há 51 dias em Campo Grande. (Foto: Fernando Antunes)
Não chove há 51 dias em Campo Grande. (Foto: Fernando Antunes)

Desde a chegada do inverno em Mato Grosso do Sul, no dia 21 de junho, as ocorrências de chuva caíram devido à estiagem característica da estação. No entanto, após mais de 75 dias de tempo seco, cinco cidades da região sul registraram o fenômeno durante toda a madrugada e o alívio pode chegar à Capital, nesta sexta-feira (3), segundo a meteorologia.

A chuva já tinha chegado às cidades de Itaquiraí, Dourados e Ponta Porã, no último dia 31 de julho. Agora, o fenômeno se estendeu para as cidades como Juti com 27,4 milímetros, Sete Quedas com 44 milímetros, Porto Murtinho com 1 milímetro e Paranhos.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrão, na estação da Uniderp, os municípios registram chuva desde a noite ontem e madrugada, desta sexta-feira. Itaquiraí, Dourados e Ponta Porã, que na última chuva tinham registrado 2 milímetros subiram para 36 e 14 milímetros, respectivamente. O aeroporto de Ponta Porã opera por instrumentos na manhã de hoje devido ao nevoeiro que atinge o município.

Algumas cidades como Naviraí e Sidrolândia registram chuva fina, que refresca o clima, mas a quantidade baixa de água não é suficiente para ser registrada por instrumentos de medição, como o do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Previsão – Está previsto tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no sudoeste e sul, onde deve chover forte em pontos isolados. A temperatura máxima em Mato Grosso do Sul deve ficar na casa dos 33ºC, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Na Capital, o dia segue com períodos nublado e possível chuva em áreas isoladas com temperatura máxima de 30ºC com umidade relativa do ar mínima entre 85% e 45%.

No sábado (3) e domingo (4), previsão é de tempo chuvoso nas regiões sul e pantaneira com volume significativo. Nas demais áreas, períodos de céu nublado com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia. Segundo o instituto, as temperaturas caem neste fim de semana.

A estimativa para a capital sul-mato-grossense é de temperatura mínima de 16°C e máxima de 25°C. Já no Estado os termômetros devem variar entre 14°C a 30°C.

Nenhuma gota d'água - Até agora não houve registro de chuva no norte do Estado, em Sonora a temperatura foi de 37°C com sensação térmica de 41°C e umidade do ar de 26%. Em Três Lagoas, a máxima ficou aos 33,6°C e umidade relativa mínima do ar nos 23%.

Paranaíba, 11º cidade mais populosa de MS, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) segue sem chuva desde o último dia 19 de maio. São 76 dias sem uma gota d’água e a oscilação de temperatura também chama atenção, quando no dia 29 de junho marcou 34°C com umidade relativa do ar de 17% e no dia 12 de julho mínima de 7,7°C com umidade relativa do ar de 86%. Não deve chover até a próxima sexta-feira, 4 de agosto.

Editada às 10h18 para inclusão de informação*

Nos siga no Google Notícias