ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

CNPq destina 56 bolsas do programa Ciências sem Fronteira para MS

Edmir Conceição | 05/09/2011 13:07

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou a concessão das cotas institucionais às universidades que participaram do Programa Ciência sem Fronteiras, contemplando bolsas aos universitários para estagiar e estudar no exterior.

Para o Mato Grosso do Sul, o CNPq destinou bolsas - 26 bolsas para a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS; 18 para a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); 10 bolsas Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); e 2 bolsas para Universidade Anhanguera/Uniderp. A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS), o Centro Universitário de Campo Grande (Anhanguera/UNAES) e a Estácio de Sá Campo Grande não se inscreveram no Programa.

Os critérios para concessão de bolsas foi com base nos desempenhos das universidades nos programas PIBIC e PIBITI (Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica).

Seleção - Cada universidade beneficiada é responsável por realizar processos seletivos internos para selecionar os bolsistas, por meio de editais do PIBIC/PIBITI. São elegíveis os alunos com participação destacada nos programas de iniciação científica e tecnológica e com bom histórico acadêmico. Os selecionados também devem ter conhecimento suficiente do idioma para o desenvolvimento das atividades na instituição de destino.

Está proibida a participação aos acadêmicos do último ano. Selecionados os bolsistas, os coordenadores dos Programas PIBIC e PIBITI deverão indicá-los por meio da Plataforma Carlos Chagas entre setembro de 2011 e fevereiro de 2012, até o dia 5 do mês anterior ao início das atividades previstas. O prazo limite para início das bolsas será março de 2012.

Bolsas - As bolsas terão duração mínima de seis meses e máxima de 12 meses quando o plano de atividades incluir estágio de pesquisa ou inovação/tecnologia em indústria, centro de pesquisa ou laboratório. O aluno poderá ficar até nove meses em universidades e três meses em empresas. A ida do bolsista ao exterior poderá ser antecipada, a fim de permitir a realização de cursos preparatórios exigidos ou ofertados pela instituição de destino.

Os candidatos selecionados e cuja indicação for aprovada pelo CNPq terão direito a mensalidades trimestrais de U$ 870, passagens aéreas de ida e volta, auxílio instalação e seguro saúde, proporcional à duração da bolsa, (exceto para bolsistas que se dirijam a países que ofereçam assistência médica gratuita).

Nesta primeira concessão pelo CNPq, as bolsas são destinadas a alunos que visam aperfeiçoar sua formação no exterior e estimular suas competências e habilidades para o desenvolvimento científico e tecnológico, o empreendedorismo e a inovação.

Outras bolsas serão concedidas pelas CAPES para alunos com bom desempenho no ENEM e os premiados em olimpíadas científicas e concursos temáticos, incluindo os ingressantes no ensino superior pelo PROUNI, SISU ou vestibulares.

No total, serão concedidas, no período 2011 a 2014, 15.500 bolsas de Graduação Sanduiche no Exterior - SWG, 10.700 bolsas de Doutorado Sanduiche no Exterior - SWE e 1.940 bolsas de Doutorado Pleno no Exterior - GDE -.

Ciências sem Fronteirasn - Ciência sem Fronteiras é um programa concebido para promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira, por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Nos siga no Google Notícias