ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Com ajuda de satélite, MP investiga fazendas no Pantanal

Redação | 14/05/2009 17:28

As promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul ganharam um novo instrumento para combater o desmatamento no Pantanal. Com a ajuda de imagem de satélites, o MPE (Ministério Público Estadual) instaurou inquéritos para apurar a destruição de áreas de preservação permanente na planície pantaneira.

O Núcleo de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) fez comparação entre os mapas elaborados a partir de imagens de satélites em Porto Murtinho, a 484 quilômetros de Campo Grande, entre 2006 e 2008. O estudo acabou identificando as propriedades que desmataram áreas de preservação nos últimos 24 meses.

Dezessete propriedades rurais teriam desmatado e serão investigadas pelo MPE em Porto Murtinho. O promotor Douglas Silva Teixeira instaurou 14 inquéritos para investigar os proprietários por destruição de área de reserva permanente. Os editais foram publicados no Diário da Justiça desta quarta-feira.

O núcleo deverá averiguar a situação em outros municípios de Mato Grosso do Sul. No entanto, o órgão não divulgou quais os outros municípios serão alvo do levantamento.

Nos siga no Google Notícias