ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Com duas áreas em conflito, Aquidauana homenageia índia

Redação | 10/08/2009 15:19

Alheia à guerra declarada entre produtores rurais e índios, a Prefeitura Municipal de Aquidauana, a 138 quilômetros de Campo Grande, inaugura nesta tarde uma estátua em homenagem aos terenas na Praça dos Estudantes.

A obra do artista plástico Cleir Ávila faz referência à índia terena. Segundo a assessoria de imprensa, a escultura é o reconhecimento do prefeito Fauze Suleiman (PMDB) com a cultura indígena, considerada primordial no município.

A escultura da mulher terena foi bem recebida pelos índios, que lutam pela ampliação da reserva indígena Taunay Ipegue, de 3,5 mil para 36 mil hectares. "Seremos bem representados com essa índia", afirmou a terena Maria Carlos Malheiro, da Aldeia Limão Verde. "Estão lembrando das mulheres indígenas que são guerreiras do nosso povo", afirmou outro indígena, da Alceia Limão Verde, Valério Lemes da Silva.

Para o presidente do Sindicato Rural de Aquidauana, Timóteo Reis Proença, não há nenhuma disposição da entidade contra a inauguração da estátua em homenagem aos índios. Contudo, destacou que os produtores rurais estão lutando contra a ampliação de duas reservas no município, Limão Verde e Taunay.

Rodeio

Nos siga no Google Notícias