ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Com embargo argentino, exportação de carne suína de MS teve queda

Mariana Lopes | 19/04/2012 12:41

Antes de adotar a restrição, em fevereiro deste ano, a Argentina erao quarto maior comprador da carne suína do Brasil

Deve sair nesta quinta-feira (19) o anúncio do fim do embargo argentino às importações de carne suína brasileira. Em Mato Grosso do Sul, a medida provocou reações imediatas, já que a Argentina foi o segundo maior comprador da carne no Estado em 2011.

“Tivemos queda na exportação, o que gerou um excedente interno, baixando os preços do produto no varejo”, explica Adriana Mascarenhas, economista e assessora técnica da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS).

O preço médio do quilo vivo do suíno apresentou redução de mais de 30% em março, sendo cotado ao final do período em R$ 1,95/Kg. No varejo, cortes como a costela suína teve queda de 16%.

Quanto às exportações, Mato Grosso do Sul embarcou apenas 835 toneladas da carne in natura em março, com uma receita de US$ 2 milhões, o que representa uma diminuição de 27,7% em volume e 41,9% em receita, em relação a março do ano passado. Nesse mês, a Argentina não adquiriu o produto no Estado. Comparando o trimestre, a queda é ainda mais substancial.

Nos três primeiros meses de 2011, foram exportados 2,1 mil toneladas, enquanto que no mesmo período de 2012 o Estado embarcou apenas 295 toneladas, o que representa queda de mais de 900%.

Antes de adotar a restrição, em fevereiro deste ano, a Argentina era o quarto maior comprador da carne suína do Brasil. De 3,5 mil toneladas, passou a comprar apenas 500 toneladas. No total, 75% do que era produzido no Brasil, era vendido diretamente para a Argentina.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mendes Ribeiro, alertou que caso a suspensão não seja feita, o Brasil poderá adotar medidas semelhantes aos produtos importados da Argentina.

Nos siga no Google Notícias