ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Com filha no hospital mãe alerta para acidente doméstico

Redação | 19/08/2009 15:23

Com a filha internada na Santa Casa, após ter sido queimada com água quente hoje às 6h30 no Jardim Bálsamo, em Campo Grande, Keulin Araújo Martins, 20 anos, conta que um descuido de instantes foi suficiente para acontecer o acidente doméstico.

A família da criança mora no bairro Tiradentes, e visitava a avó nesta manhã. A mãe conta que a menina foi pegar uma chaleira com água quente que estava em cima de um banco, enquanto a avó tomava mate.

Ela diz que não sabe exatamente como a água derramou sobre a menina, e diz que tudo foi muito rápido e lembra apenas do desespero e de ter saído correndo com a criança. O acidente provocou queimaduras nas pernas e costas dela.

Keulin é dona-de-casa e afirma que passa o dia todo cuidando da filha. Ela já havia, inclusive, adotado medidas de segurança para proteger a criança de acidentes domésticos, como retirar produtos de limpeza do alcance da menina.

Mesmo assim, bastou um descuido para que ela se machucasse. Passado o susto, a mãe afirma que reforçará os cuidados com Helen, de 1 ano e 7 meses, sua primeira filha, para que ela não volte a se machucar.

Alerta - O coordenador do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), Eduardo Cury, alerta os pais para a prevenção contra acidentes como o que ocorreu hoje com Helen.

Ele recomenda que os responsáveis prestem atenção no ambiente em que as crianças costumam ficar, para identificar situações que podem provocar acidentes.

O coordenador explica que o cenário da maior parte dos acidentes envolvendo crianças de até dois anos de idade é a própria residência da família. Por isso, é necessário tomar cuidado com tomadas, retirar materiais de limpeza que estejam ao alcance das crianças, atentar para o acesso a escadas, e a gavetas onde estiverem materiais cortantes.

Apesar de não existirem números acerca da quantidade de acidentes domésticos envolvendo crianças no Estado, o coordenador do Samu ressalta que eles são frequentes.

Ele lembra, inclusive, que há na medicina um capitulo destinado exclusivamente aos acidentes na infância. E, na maior parte dos casos, a adoção de medidas simples por parte dos responsáveis pode evitar que eles ocorram.

Nos siga no Google Notícias