ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Com nova ameaça de invasão, produtores querem apressar venda da Buriti

Zana Zaidan | 26/04/2014 09:15
Com nova ameaça de invasão, produtores querem apressar venda da Buriti

Com a ameaça de novas invasões da Reserva Indígena Buriti, em Sidrolândia, a 71 quilômetros de Campo Grande, os produtores rurais correm contra o tempo e apostam na venda das propriedades envolvidas no conflito.

O intuito é fechar o negócio antes que novas fazendas sejam ocupadas. “Estamos em processo avançado, a avaliação das áreas foi concluída e a grande maioria dos proprietários é favorável a transação”, diz o presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Eduardo Riedel. O representante dos produtores descarta, ainda, abandonar a mesa de negociações.

A data limite imposta pelo Ministério da Justiça para fechar acordo é 30 de junho deste ano. A morte do indígena Oziel Gabriel completa um ano no dia 30 de maio deste ano. No dia 29, representantes do governo do Estado e dos produtores vão à Brasília.

O laudo, encomendado pelos produtores depois que o da Funai e do Incra levantou questionamentos, avaliou 12 mil dos 15 mil hectares da Buriti em R$ 124 milhões. As demais áreas foram avaliadas em estudos paralelos ou os proprietários já rejeitaram a venda.

Os indígenas sinalizaram invadir a fazenda Água Clara, do espólio de Afrânio Pereira Martins, umas das poucas propriedades da Buriti atualmente desocupadas.

“Agora, até fecharmos o acordo, cabe ao governo federal reagir a esse tipo de ameaça, e deixar claro que não vai ceder a esse ato criminoso”, finaliza Riedel.

Nos siga no Google Notícias