ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Consumidor paga por internet rápida, mas nem sempre leva

Paula Vitorino e Nícholas Vasconcelos | 19/06/2012 17:39
Procon/MS registrou 50 reclamações contra provedores de internet. (Foto: Divulgação)
Procon/MS registrou 50 reclamações contra provedores de internet. (Foto: Divulgação)

As propagandas das operadoras oferecem a cada dia velocidades maiores para internet banda larga fixa, com planos que prometem acesso rápido e ilimitado, mas na prática o consumidor tem a impressão de que ainda não saiu da conexão discada.

No Procon/MS, só este ano foram registradas 50 reclamações por divergência na velocidade paga no plano com a realmente oferecida pela operadora. De acordo com o superintendente do Procon/MS, Alexandre Rezende, essa é uma queixa comum no órgão.

"Essa é uma prática que no mínimo configura propaganda enganosa. O consumidor não é alertado sobre todos os detalhes do plano", alerta.

No ranking dos problemas com internet, a cobrança indevida aparece em primeiro lugar, seguida pela propaganda enganosa.

O problema acontece porque o cliente fecha um plano que promete determinada velocidade na internet, mas quando vai utilizar o serviço descobre que pode chegar a navegar utilizando apenas 10% desse total.

O gerente de um provedor de internet, Altair Gasparini, tem um pacote de 100 megas para a empresa, mas frisa que a velocidade real oferecida varia entre 12 megas.

Mas ainda chama a atenção para outro problema. Ele alerta que o consumidor deve ficar atento para o pacote de tráfego, que pode fazer a velocidade cair ainda mais quando o limite é atingido. O seu plano prevê 150 gigas de tráfego mensal e quando o limite é alcançado, a velocidade da navegação cai de 512 a 600k.

Ele reclama que o consumidor não é avisado sobre a limitação do tráfego e a diminuição da velocidade na hora da compra, e só acaba descobrindo quando tem problemas e liga na operadora reclamando.

“Todas operadoras de adsl seguem nesse mesmo caminho, oferecendo a velocidade sem falar do tráfego. O consumidor não é avisado na hora da venda, somente depois que o serviço já está instalado”, frisa.

Além de não ser alertado pelo vendedor no momento da compra, Altair chama a atenção para o fato de que o cliente muitas vezes nem chega a receber o contrato, já que o serviço é fechado totalmente pelo telefone.

“Estão agindo de má fé com o maior bem deles, os clientes. Porque depois de um problema, o cliente vai procurar outra operadora. Mas aí o outro desafio é falta de concorrência, todas as prestadoras agem da mesma forma”, frisa.

A maior prestadora do serviço de banda larga fixa no país, a Oi, esclarece que a velocidade que o cliente vai realmente ter acesso depende de vários fatores, entre eles a localização da residência. Mas afirma que isso é comunicado ao consumidor por um técnico que vai até o local verificar, já que a disponibilidade varia para cada caso, e que o cliente assina termo concordando com a velocidade fornecida.

A concessionária informa ainda que o serviço depende de uma análise da linha e da central telefônica. Ainda de acordo com a Oi,não há obrigatoriedade de universalização, mas que estuda a expansão é feita de acordo com critérios técnicos e de mercado.

Direito - O superintendente do Procon/MS, Alexandre Rezende, ressalta que é direito do consumidor ser informado de forma clara e objetiva sobre as condições de promoções e planos.

“É obrigação da empresa informar ao consumidor todas as informações importantes. O consumidor não tem a obrigação de saber detalhes técnicos, por isso é preciso ser informado de forma clara sobre a velocidade da navegação e transferência de dados”, diz.

Resolução publicada pela Anatel em outubro do ano passado estabelece padrões para o fornecimento do serviço. As metas do Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia (RGQ-SCM) passam a vigorar em novembro deste ano para as operadoras com mais de 50 mil conexões, que estarão sujeitas as sanções - Oi, Net, Telefônica, GVT, CTBC Telecom, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.

Mas uma exigência da resolução já está em vigor desde março, que permite ao usuário fiscalizar o cumprimento do serviço oferecido pela operadora.

Por meio de um programa disponível nos sites das prestadoras, o cliente pode medir a qualidade de sua conexão à internet. O software de medição é gratuito e deve estar disponível para os usuários, em local de destaque, nos sites das prestadoras.

A orientação para o cliente que se sentir lesado é procurar primeiro a prestadora do serviço. Caso o problema não seja resolvido, o cliente deve procurar o Procon e entrar em contato com a Anatel.

A ligação para a Anatel é gratuita, pelo número 1331, e o consumidor deve informar o número do protocolo da reclamação feita a operadora. A partir daí, a Anatel aciona a operadora e dá o prazo de 5 dias para resposta.

A partir das denúncias, o órgão identifica a região e a operadora com maior número de reclamações para realizar fiscalização.

A Anatel ainda não estatística sobre esse tipo de reclamação ou o ranking entre as prestadoras de banda larga fixa, mas a maioria das reclamações é por reparo.

Confira na íntegra a Resolução da Anatel: http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=31/10/2011&jornal=1&pagina=91&totalArquivos=160

Nos siga no Google Notícias