ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Corumbá cobra prazos para chegada do Trem do Pantanal

Redação | 13/04/2009 18:21

Em audiência pública sobre a revitalização da malha viária para a volta do Trem do Pantanal, nesta segunda-feira na sede do Sindicato Rural, em Corumbá, a ALL (América Latina Logística) concessionária do serviço, foi pressionada a apresentar um cronograma de obras para o trecho Corumbá-Miranda.

Como ainda nem existe esse cronograma para os 150 km restantes do trecho, o prazo para a volta do trem no Pantanal deve mais uma vez ser esticado. Para 2010, é quase impossível. Portanto, o trecho Campo Grande-Miranda, onde o trem volta a operar a partir de 8 de maio, será por enquanto, a única opção para o turista.

"Por enquanto ainda não temos o verdadeiro Trem do Pantanal nos trilhos", criticou o prefeito Ruiter Cunha, durante seu discurso, na abertura da audiência pública. Segundo Ruiter, a volta do trem significa a recuperação da via férrea e grande perspectiva de transporte de cargas, especialmente pelas indústrias minero-metalúrgicas da região.

"Com a recuperação da via férrea, o trem vai trazer toda sua história e cultura de volta. Por isso, estamos ansiosos para que tenhamos possibilidades concretas de que num curto espaço de tempo o Trem do Pantanal seja de fato o Trem do Pantanal", enfatizou o prefeito.

Os vereadores corumbaenses e os deputados estaduais Paulo Duarte, Antônio Carlos Arroyo e Marcos Trad participaram da audiência, proposta pela Câmara de Corumbá.

Também estiveram no encontro o secretário municipal de Gestão Governamental, Cássio Augusto da Costa Marques, o secretário de Ações Sociais, Lamartine de Figueiredo Costa, o secretário executivo de Relações Institucionais, Carlos Porto, a diretora-presidente da Fundação Especial de Cultura e Turismo de Corumbá, Ligia Baruki, e os subsecretários de Comunicações Institucional, Lucinéia Barreto, e de Ações da Cidadania, Arturo Ardaya.

O gerente de operações da América Latina Logística (ALL) em Mato Grosso do Sul, Gerson de Almeida, e a gerente de relações corporativas e patrimônios da ALL, Ivana Helena Spir, representaram a concessionária na audiência pública no Sindicato Rural.

Almeida disse que as discussões com o governo estadual e a Serra Verde Express para a recuperação da malha ferroviária no trecho Corumbá-Miranda começam ainda este ano, após ser entregue o trecho Campo Grande-Miranda. "Vamos discutir o cronograma, toda a parte legal, para ver a viabilidade do trem vir ou não vir a Corumbá ", afirmou Almeida ao Diário Corumbaense. Segundo ele, um trecho de 40 km já foi revitalizado e faltam ainda 150 km.

"Vai depender dos estudos de viabilidade para ver e disponibilizar recursos para fazer esse trecho. Levamos 1 ano e meio para fazer os 200 km entre Miranda e Campo Grande, acreditamos que para fazer mais 150 km seria necessário mais 1 ano", acrescentou. Quanto aos custos do trecho, Almeida disse que a ALL deverá refazer o orçamento em função da crise mundial, que alterou o preço do ferro e outros materiais.

A diretora-presidente da Fundtur, Nilde Brun, disse que tem informações de que o trecho mais complicado para a revitalização da malha ferroviária seria entre Miranda e Porto Esperança por se tratar de um trecho alagado.

"Não sabemos do custo, todo o investimento é da ALL, que cumpriu o prazo e entregou a malha revitalizada no trecho Campo Grande-Miranda", afirmou ao Diário Corumbaense. "Sabemos que a ALL tem compromisso com o governador de revitalizar o trecho Corumbá-Miranda até o final de 2010. Se eles vão dar conta ou não, não sabemos, mas está assinado", acrescentou.

Segundo Nilde, a empresa que opera de Campo Grande a Miranda está vendendo o trem como produto, como eles já fazem no Paraná. Por isso, segundo ela, não existe a preocupação de o trecho não cortar efetivamente o Pantanal. "De Campo Grande até Aquidauana tem toda a parte de serraria, serra de Maracaju", acrescentou.

"

Nos siga no Google Notícias