ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Corumbá lança mega operação para evitar nova epidemia

Redação | 06/01/2010 17:44

O município de Corumbá lançou uma mega operação para evitar nova epidemia de dengue neste verão. NO ano passado, a cidade contabilizou 7,5 mil casos, sendo que o pico ocorreu em março, com 2.523 notificações, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Nesta quarta-feira, foi lançada a operação de combate ao mosquito transmissor da doença, que terá a participação da prefeitura, da Marinha, do Exército, de empresas e de projetos, como PrevFogo, Projovem Trabalhador e da limpeza pública.

O projeto foi apresentado pela médica veterinária Viviane Ametlla, gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde Pública. Para evitar nova epidemia, ela solicitou aos agentes de endemias e de saúde, bem como aos voluntários, empenho no sentido de eliminar os focos da doença e também a busca incessante da conscientização da população sobre a necessidade de manter seus quintas limpos, livres de focos.

Durante a explanação, Viviane lembrou o último pico da doença, ocorrido em março de 2009, com 2.523 notificações. "Nosso trabalho será evitar isso. Tudo deve ser feito para minimizar o problema", disse, lembrando que a cidade fechou o ano com 65 casos em dezembro e iniciou 2010 com oito notificações apenas nos primeiros quatro dias do ano.

Conforme a gerente, durante os próximos três meses, além de trabalho de rotina e limpeza de terrenos baldios e de difícil acesso, serão desenvolvidas ações padronizadas na cidade, com base no Plano Nacional de Combate à Dengue. Mais do que prevenção e combate, a meta é despertar a consciência da população quanto à necessidade de manter a cidade limpa, livre de reservatórios inservíveis que, no período de chuvas, tendem a servir de depósitos propícios à proliferação do Aedes aegypti.

A ação especial foi lançada nesta quarta-feira no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, com a presença dos prefeitos de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, e de Ladário, José Antônio Assad e Faria (ambos do PT).

Nos siga no Google Notícias