A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

06/01/2010 17:44

Corumbá lança mega operação para evitar nova epidemia

Redação

O município de Corumbá lançou uma mega operação para evitar nova epidemia de dengue neste verão. NO ano passado, a cidade contabilizou 7,5 mil casos, sendo que o pico ocorreu em março, com 2.523 notificações, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Nesta quarta-feira, foi lançada a operação de combate ao mosquito transmissor da doença, que terá a participação da prefeitura, da Marinha, do Exército, de empresas e de projetos, como PrevFogo, Projovem Trabalhador e da limpeza pública.

O projeto foi apresentado pela médica veterinária Viviane Ametlla, gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde Pública. Para evitar nova epidemia, ela solicitou aos agentes de endemias e de saúde, bem como aos voluntários, empenho no sentido de eliminar os focos da doença e também a busca incessante da conscientização da população sobre a necessidade de manter seus quintas limpos, livres de focos.

Durante a explanação, Viviane lembrou o último pico da doença, ocorrido em março de 2009, com 2.523 notificações. "Nosso trabalho será evitar isso. Tudo deve ser feito para minimizar o problema", disse, lembrando que a cidade fechou o ano com 65 casos em dezembro e iniciou 2010 com oito notificações apenas nos primeiros quatro dias do ano.

Conforme a gerente, durante os próximos três meses, além de trabalho de rotina e limpeza de terrenos baldios e de difícil acesso, serão desenvolvidas ações padronizadas na cidade, com base no Plano Nacional de Combate à Dengue. Mais do que prevenção e combate, a meta é despertar a consciência da população quanto à necessidade de manter a cidade limpa, livre de reservatórios inservíveis que, no período de chuvas, tendem a servir de depósitos propícios à proliferação do Aedes aegypti.

A ação especial foi lançada nesta quarta-feira no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, com a presença dos prefeitos de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, e de Ladário, José Antônio Assad e Faria (ambos do PT).

Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions