ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Cras recebeu mais de 2.200 animais silvestres em 2009

Redação | 05/01/2010 15:00

O CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) recebeu no ano passado 2.257 animais oriundos de apreensões, resgate por aparição em áreas urbanas, acidentes em estradas ou entregas voluntárias da população.

O centro, desde sua fundação em 1998, recebeu 26.479 animais, onde realiza a recepção, triagem e destinação de animais silvestres apreendidos durante operações de fiscalização efetuadas pela PMA, Ibama, Polícia Federal e Corpo de Bombeiros.

Do total de recepção no centro, 68% são aves, 20% são mamíferos e 12% são répteis. As espécies mais recorrentes são: o papagaio-verdadeiro, curió, canário-da-terra, tucano, arara-canindé, pássaro-preto, macaco-prego, gambá-de-orelha-branca, quati, sagüi-de-tufo-preto, veado-catingueiro, jabuti, jibóia, cágado, caiçaca, sucuri e falsa-coral.

O Cras não doa ou comercializa os animais, uma vez que a legislação determina como prioridade o retorno dos animais à natureza após a reabilitação. Alguns animais não podem ser reintroduzidos ao ambiente, como as onças, então são remanejados para criadouros conservacionistas ou zoológicos.

Nos siga no Google Notícias