A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

20/04/2012 09:44

Curso aborda inclusão de portadores de deficiência em atividades rurais

Francisco Júnior

O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul) desenvolve rotinas para a inclusão de portadores de necessidades especiais nas atividades do meio rural do Estado.

Nessa terceira semana do mês de abril 16 pessoas passam por treinamento com a finalidade de discutirem sobre posturas de acessibilidade dos portadores de necessidade aos eventos promovidos pela instituição. As atividades fazem parte do programa Apoena, palavra que na língua tupi-guarani que significa “aquele que enxerga longe”, e foi desenvolvido levando em consideração o número de deficientes inclusos no meio rural, sejam eles físicos, auditivos, mentais e visuais ou múltiplos.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em seu último levantamento agropecuário, cerca de dois milhões dos habitantes da zona rural brasileira são portadores de deficiência.

O curso do Senar/MS para os instrutores abordam princípios, estereótipos, rótulos, legislação mundial e brasileira, além de avaliações metodológicas com simulações orientadas por profissionais. Vídeos, textos,flip-chart, manual técnico do programa Apoena e outros itens fazem parte do material metodológico da capacitação da instituição.



Preciso de mais informações sobre a inserção dos portadores de necessidades especiais no meio rural.

Um abraço,
 
Welliton Santos em 09/10/2012 19:59:10
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions