ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Depen avalia conhecimentos de presos federais da Capital

Redação | 29/01/2010 16:41

O Depen (Departamento Penitenciário Nacional) aplicou nesta semana, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, prova de classificação para avaliar o conhecimento dos 153 presos que cumprem pena no Presídio Federal de Campo Grande.

O objetivo dos testes é inserir os detentos que estão sob custódia do Governo Federal em projetos educacionais da unidade prisional onde cumprem pena. Os resultados dos exames não são divulgados.

No presídio da Capital são oferecidos, desde 2007, alfabetização e 2ª e 3ª fases do EJA (Educação para Jovens e Adultos).

A intenção do Sistema Penitenciário Federal do Ministério da Justiça é incluir no projeto a 4ª e a 5ª fases de ensino neste ano, para ampliar o número de internos beneficiados.

O projeto é desenvolvido pela escola Regina Lucina Anffe Nunes Betine, e conta com dois professores. Os profissionais ministram aulas de disciplinas básicas como português, matemática, geografia, história e ciências.

Conforme as séries forem ampliadas, devem aumentar as disciplinas e o número de professores. Estatísticas da Divisão de Reabilitação do presídio indicam que no ano passado os internos retiraram cerca de 10.200 livros na biblioteca da unidade.

Unidades - O Presídio Federal de Campo Grande faz parte de um conjunto de cinco estabelecimentos federais de segurança máxima construídos desde 2006 para abrigar presos de alta periculosidade. Neste semestre será aberta licitação para que seja construída a quinta unidade, em Brasília (DF).

As unidades são construídas nos mesmos moldes, cada uma com 12,7 mil metros quadrados de área construída, além de capacidade para 208 presos em celas individuais, divididas em quatro pavilhões.

As penitenciárias possuem ainda celas de isolamento e são monitoradas 24 horas.

Nos siga no Google Notícias