ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Depois de mais de 15 dias de chuva, verão tem calor de 40ºC em MS

Na Capital, ápice de calor costuma ser registrado às 15h, segundo os institutos de meteorologia

Danielle Valentim | 26/01/2018 13:50
população deve continuar com o guarda-chuva na mão, pois o verão decidiu “dar as caras”. (Foto: Saul Schramm)
população deve continuar com o guarda-chuva na mão, pois o verão decidiu “dar as caras”. (Foto: Saul Schramm)

Desde a chegada da nova estação, no dia 21 de dezembro às 14h28, Mato Grosso do Sul registrou, diariamente, a famosa “chuva de verão”. Até meados do dia 15 de janeiro, o fenômeno natural resultou em clima fresco e temperaturas amenas. Porém, conforme balanço do professor e meteorologista Natálio Abrão, a população deve continuar com o guarda-chuva na mão, pois o verão decidiu “aparecer”. Nesta semana, as temperaturas chegaram aos 37,7°C, com sensação que ultrapassa os 40°C.

Assim como previsto anteriormente pela meteorologia, a maior parte da chuva no Sudeste e no Centro-Oeste ocorre, principalmente, na primeira metade do verão. O risco para enchentes se eleva em regiões próximas a rios, mas para a alegria de quem ama o calor, as temperaturas se elevam em fevereiro.

Em Campo Grande, por exemplo, a temperatura máxima desta semana foi de 34,5ºC com ápice às 15h. Já Aquidauana, costuma registrar o pico de calor cerca de uma hora depois, às 16h com máxima de 37,7°C.

A temperatura máxima em Três Lagoas, a 338 km da Capital, também tem alcançado os 37,6°C, seguida de Cassilândia com 36,6° C, Paranaíba e Porto Murtinho com 36,4°C. A sensação térmica, nas cidades que atingem os 37,7°C costumam a chegar aos 40°C.

O calor deve continuar, mas segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta sexta-feira (26), o padrão de circulação atmosférica em altitude, alta da Bolívia, desloca-se do Paraguai para MS favorecendo a ocorrência de pancadas de chuvas, ocasionalmente fortes com descargas elétricas e rajadas de vento pontuais especialmente no norte do Estado.

Este padrão deve se manter nos próximos dias que começam com sol entre nuvens passando a instável com pancadas de chuva e trovoadas isoladas de intensidade moderada, ocasionalmente forte no decorrer do dia.

Nos siga no Google Notícias