ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Desempregada, mãe pede ajuda para tratamento de filho com doença rara

Amanda Bogo | 08/05/2016 09:34
Janete teme que falta de tratamento prejudique desenvolvimento do filho (Foto: Pedro Peralta) (Foto: Pedro Peralta)
Janete teme que falta de tratamento prejudique desenvolvimento do filho (Foto: Pedro Peralta) (Foto: Pedro Peralta)

Emerson Martins Julião tem 22 anos e há dois sofre com a hicrocefalia, causada por uma meningite basal que foi agravada. Sem condições de continuar vivendo em São Paulo e com apenas os movimentos do lado direito do corpo, ele  pediu para voltar a morar com a mãe em Campo Grande, no Jardim Noroeste. A esposa e o filho de três anos ficaram na capital paulista até que uma casa fosse construída para receber a família. Porém, com a falta de dinheiro, o projeto foi adiado.

A situação da família de Emerson é precária. A mãe, que era catadora de latinhas, teve que deixar o trabalho para cuidar do filho, e o pai do rapaz está desempregado. Sete pessoas moram em uma pequena casa de três cômodos, e a comida não é suficiente para todos.

Há um mês ela busca, pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), tratamento neurológico e fisioterápico, respectivamente, mas até o momento não conseguiu uma resposta. “Ele está conseguindo recuperar agora, os movimentos do lado esquerdo, e sem a fisioterapia temos medo de que acabe atrofiando. Quando ligo para saber se vão conseguir a vaga, ficam transferindo e ninguém atende, não dão uma resposta”, disse.

A família recebe ajuda de alguns vizinhos, mas as doações diminuiram e falta comida na casa. “Alguns ajudam, mas a gente sabe que a crise está atrapalhando todo mundo. Não tenho fruta para dar para ele, as fraldas estão acabando. A gente recebia essas coisas de doações”, contou Janete.

Com a ajuda da irmã, Isabel Dias, Janete está organizando uma feijoada para tentar pagar o tratamento de Emerson. “Está complicado ficar esperando o tratamento, isso me preocupa muito, então queremos arrecadar o dinheiro para pagar a fisioterapia”, disse Janete.

Além da fisioterapia, o dinheiro arrecadado com a venda da feijoada será utilizada em situações de emergência. “As vezes ele sente dores de madrugada e precisamos levar ao hospital. Não tenho carro e nem dinheiro para o táxi, e quando ligamos para pedir uma ambulância, eles fazem uma série de perguntas e dizem que precisam saber os sintomas. Se é só dor que ele está sentindo, eles não vem até aqui. Um táxi não cobra barato, e não temos dinheiro para pagar a corrida”, desabafou a mãe.

Isabel ficou responsável por receber as doações e preparar os pratos que serão vendidos, mas afirma que esta sendo difícil fazer as arrecadações. “Conseguimos com facilidade alguns ingredientes, mas está sendo muito difícil conseguir a carne, que é o principal. Precisamos de ajuda e agradecemos a quem puder colaborar”, reforçou.

A feijoada será realizada no dia 15 de junho, e além dos ingredientes para preparar os pratos, a família de Emerson pede doações de alimentos e cobertores para o inverno. Quem puder ajudar de alguma maneira pode entrar em contato pelos telefones (67) 9617-3991 e (67)9627-0825, ou ir até o Jardim Noroeste, no endereço rua Bananal, número 396.

Família organiza feijoada para arrecadar dinheiro e precisa de doações para a preparação do prato (Foto: Pedro Peralta)
Família organiza feijoada para arrecadar dinheiro e precisa de doações para a preparação do prato (Foto: Pedro Peralta)
Rapaz passa os dias na cama. Mãe e tia se uniram para buscar tratamento(Foto: Pedro Peralta)
Rapaz passa os dias na cama. Mãe e tia se uniram para buscar tratamento(Foto: Pedro Peralta)
Nos siga no Google Notícias