ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Detran já rastreou quem pagou por facilidades para tirar CNH em 2011

Ana Paula Carvalho | 15/01/2012 12:02
De acordo com a Polícia, até analfabetos passavam nos exames (Foto: Pedro Peralta)
De acordo com a Polícia, até analfabetos passavam nos exames (Foto: Pedro Peralta)

A corregedoria do Detran já rastreou as pessoas que pagaram para ter os exames facilitados durante o processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação. Elas devem responder por corrupção ativa.

De acordo com a delegada Aline Lopes, o número não foi divulgado para não atrapalhar as investigações. O rastreamento também será feito com os anos anteriores.

Ainda de acordo com a delegada, as 17 pessoas envolvidas no esquema de facilitação, presas na operação “Sinal Vermelho a Corrupção” deflagrada na sexta-feira, continuam detidas.

Esquema - Foram presos seis examinadores e um médico do Detran, cinco aplicadores de prova da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), além de instrutores e proprietários de autoescola, apontados como integrantes da quadrilha que facilitava o processo de emissão de CNH.

A denúncia foi feita em 2008. Segundo Lopes, as fraudes aconteciam em todas as fases da emissão do documento, desde o exame médico até a prova prática.

O preço variava entre 800 a R$ 3 mil, que era o ‘pacote’ completo. Dos condutores beneficiados pela prática, oito confessaram.

Alguns, inclusive, não sabiam ler ou escrever, portavam doenças oftalmológicas e nem sequer compareciam em algumas fases do exame.

O dinheiro, ainda conforme a delegada, era dividido entre os envolvidos durante festas regadas a mulheres e bebidas.

Nos siga no Google Notícias