A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

07/05/2014 14:42

Eleitores esperam até 3 horas para regularizar título e votar neste ano

Edivaldo Bitencourt e Zana Zaidan
Multidão aguarda para ser atendida nos quatro cartórios eleitorais da Capital (Foto: Marcelo Victor)Multidão aguarda para ser atendida nos quatro cartórios eleitorais da Capital (Foto: Marcelo Victor)

No último dia para regularização da situação eleitoral para quem deseja votar nas eleições deste ano, os eleitores enfrentam filas quilométricas e esperam por até três horas para serem atendidos na Central de Atendimento, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Cerca de 4 mil pessoas devem ser atendidas só nesta quarta-feira (7).

O atendimento só não demora mais porque o Tribunal Regional Eleitoral colocou 47 atendentes de plantão e distribuiu 500 senhas nos três Práticos (General Osório, Guaicurus e Aero Rancho).

A família da dona de casa Cleonice Costa Silva não conseguiu senha para ser atendida no Prático General Osório, no Bairro Coronel Antonino. O marido e o filho chegaram às 10h30 no Fórum Eleitoral e não tinham sido liberados até às 13h20 desta quarta-feira. Ela aproveitou para criticar a centralização, já que os quatro cartórios funcionam em um único local.

De acordo com o chefe da Central de Atendimento ao Eleitor, Luiz Carlos Barbosa de Castro, a expectativa é de 4 mil pessoas vão ser atendidas hoje. Ele sugeriu que o eleitor vá ao local com todos os documentos em mãos (RG, comprovante de residência e de reservista para os homens, incluindo-se cópias) para agilizar o atendimento.

Júlio César faz questão de votar, apesar de ainda não ter 18 anos (Foto: Marcelo Victor)Júlio César faz questão de votar, apesar de ainda não ter 18 anos (Foto: Marcelo Victor)
Cleonice acompanhou o marido e o filho e ficou revoltada com a demora (Foto: Marcelo Victor)Cleonice acompanhou o marido e o filho e ficou revoltada com a demora (Foto: Marcelo Victor)

O estudante Júlio César dos Santos, 17 anos, não é obrigado a votar, mas fez questão de enfrentar a longa fila e exercer o seu direito nas eleições deste ano. “Faço questão”, declarou o jovem, que vai votar pela primeira vez para deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República.

Já a estagiária Bianca Marques, 18, acabou sendo obrigada a passar pelo sufoco hoje porque precisou retirar o documento de identidade. Ela contou que não conseguiu senha no Prático ontem. Como é obrigada a votar nas eleições deste ano, Bianca só ficou com a opção de enfrentar as longas filas e esperar de 11h40 até 13h20 para retirar o título.

O atendimento no Fórum Eleitoral também é marcado por protesto dos funcionários do TER, que estão em greve. Eles distribuíram pipoca e panfletos durante a manifestação no local. Eles reclamam defasagem salarial e aderiram à greve dos servidores públicos da Justiça Federal.

Hoje termina o prazo para quem precisa tirar o título pela primeira vez, precisa regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral ou precisa transferir o domicílio eleitoral. 

TRE ampliou a estrutura para atender quem deixou para a última hora para regularizar a situação eleitoral (Foto: Marcelo Victor)TRE ampliou a estrutura para atender quem deixou para a última hora para regularizar a situação eleitoral (Foto: Marcelo Victor)


No último dia é melhor mesmo...
 
lucio a. jorge em 07/05/2014 20:41:08
Fui no pratico guaicurus na sexta feira, para transferir local de votação, em 15 minutos estava pronto. Mania de deixar pra ultima hora.
 
Mirtes Lourenço Camilo em 07/05/2014 15:38:50
é Cleonice, vai antes do ultimo dia na proxima vez, ou se foi o seu marido que deixou de ir antes, deixa ele ir sozinho nas proximas eleições.
 
maximiliano rodrigo antonio nahas em 07/05/2014 15:01:24
O povo é engraçado, deixa tudo pro ultimo minuto e se revolta por causa da demora? Eu fiz o que precisava ser feito há 3 meses atrás, o atendimento foi excelente, não tinha uma mosca no TRE, tinha minha esposa, eu e 6 funcionarios esperando chegar alguem pra atender, se demorei 10 minutos foi muito, agora esse povo folgado quer reclamar por que tá lotado? Vão antes nos proximos anos bem feito bando de folgados.
 
maximiliano rodrigo antonio nahas em 07/05/2014 14:59:28
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions