ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Eletronuclear responde dúvidas sobre usina nuclear em MS

Redação | 09/09/2010 11:25

A Eletronuclear, estatal que distribui energia elétrica a partir da energia nuclear, respondeu aos questionamentos feitos por entidades ambientais a respeito dos estudos para a instalação de uma usina nuclear no Mato Grosso do Sul.

A carta, assinada pelo assistente do diretor-presidente do órgão, Leonam dos Santos Guimarães, é datada de 31 de agosto e estabelece os critérios previstos para a instalação de quatro a oito usinas em diversas áreas do Brasil.

De acordo com a Eletronuclear, as usinas são seguras e "se encontram dentre as formas de geração de eletricidade mais amistosas para com o meio ambiente, pois não emitem contaminantes em forma de partículas, gases ou líquidos".

O Formads (Fórum Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso do Sul e o Fórum de Defesa do Pantanal) realizou reunião após o anúncio do início dos estudos para mapear áreas para a instalação de quatro a oito usinas em todo o território brasileiro até 2030.

O levantamento também abrange Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás.

O estudo de seleção será concluído até o final de 2010, após a escolha dos sítios, haverá novo estudo com duração de 20 meses para definir os critérios de instalação.

Estima-se que mais de 5.000 postos de trabalho diretos sejam criados durante a construção de uma usina, que demanda investimentos da ordem de R$ 10 bilhões de reais. Durante a fase de operação, são 1.000 postos de trabalhos diretos e 2.000 indiretos, de acordo com levantamento da Eletronuclear.

O órgão federal ainda ressalta que são mais de 70 critérios técnicos a serem analisados e que segue longa cartilha aplicada em outros países. Mais de 20 destes critérios dizem respeito ao meio ambiente.

Durante o processo de seleção está previsto a participação e envolvimento do público e organizações, para realizar consultas.

A resposta não agradou a Haroldo Borralho, representante do Formads, que não considerou os termos consistentes e propõe que, após as eleições, a população seja ouvida e decida se quer mesmo a instalação de usinas nucleares no Estado.

"Falta muita resposta sobre as questões, ele foram vagos. E como fica a participação da população?"

Ele também teme a proposta de usar empresários para financiar as usinas, deixando que a tecnologia nuclear do Brasil seja privatizada.

"Além de criar usinas, querem privatizar a energia nuclear, isso é uma energia estratégica. Não se pode por a mão do empresariado nisso".

Nuclear x Ambiente

Nos siga no Google Notícias