ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Em MS, caminhoneiros serão conscientizados sobre DSTs

Redação | 25/05/2010 18:57

O governo do estado, em parceria com o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), realiza o projeto "Saúde nas Estradas", em várias cidades de Mato Grosso do Sul.

Conforme levantamento feito pela UNB (Universidade de Brasília), os caminhoneiros têm se tornado um grupo bastante propenso às DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e à aids, pelo fato de estarem a maior parte do tempo fora de casa. A pesquisa aponta que 26% dos 240 caminhoneiros entrevistados já tiveram ou têm alguma DST, sendo que 76% deles procuram mulheres nas estradas.

Diante do crescente aumento no número de casos diagnosticados e pelas dificuldades dos profissionais do transporte em relação à prevenção dessas doenças, o Sest/Senat, em parceria com a SES (Secretaria de Estado de Saúde) tem trabalhado num projeto de conscientização.

"O contato que mantemos com os caminhoneiros tem nos deixado apreensivos. O destemor e falta de informação com o perigo de se contrair essas doenças, aliados a solidão, distância da família e a disponibilidade de sexo fácil durante as viagens, conduzem o caminhoneiro a um grupo de risco, não apenas para contrair essas doenças como também disseminá-las.", avalia a diretora do Sest/Senat, Andréia Castanheira.

O projeto "Saúde nas estradas" oferece aos profissionais do transporte a aferição de pressão arterial, vacinas, apresentação teatral de conscientização, além de exibição de vídeo com dicas de prevenção das DST/HIV e também distribuição de preservativos.

As cidades que receberão o projeto são Corumbá, Amambai, Porto Murtinho, Três Lagoas, Coxim e Campo Grande.

Em Corumbá o projeto será realizado no Auto Posto Janjão I, que fica na rua Ricardo Franco.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelos telefones (67) 3029-4230, 9928-0123 ou 9236-0399.

Nos siga no Google Notícias