ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Empregos

Aprovados em concurso da Secretaria de Fazenda fazem protesto por nomeação

Caroline Maldonado | 28/01/2015 12:36
Concurso foi realizado no dia 15 de junho com 12 mil inscritos (Foto: Marcelo Victor)
Concurso foi realizado no dia 15 de junho com 12 mil inscritos (Foto: Marcelo Victor)

Aprovados no concurso da Sefaz (Secretária de Estado de Fazenda) para agente tributário e fiscal de rendas farão manifestação hoje (28) as 14h. Depois de polêmica, com anulação de questões e de duas ações judicais, o concurso foi homologado em julho de 2014. No entanto, mesmo com déficit de servidores na secretaria, até agora não houve a nomeação de 40 agentes e 20 fiscais.

O protesto será no Hemonúcleo da Santa Casa de Campo Grande. A ideia dos aprovados é chamar atenção também para a doação de sangue, em apoio ao agente tributário Josceli Roberto Gomes Pereira, internado para uma cirurgia.

A engenheira eletricista, Elisângela Insaurralde, 29 anos, era escrituraria do Banco do Brasil. Ela pediu exoneração para estudar durante seis meses e passou para o cargo de agente tributário. Agora desempregada, ela se diz inconformada com o fato de não ter ocorrido ainda a nomeação.

“A nomeação era para ter sido no ano passado, porque a defasagem de servidores na Sefaz é grande, mas o Reinado Azambuja (PSDB) pediu ao ex-governador André Puccinelli (PMDB) para não nomear os aprovados, por conta da receita”, reclama.

Elisângela lembra ainda que somente desde o início deste ano cinco servidores da pasta se aposentaram e no ano passado já foram 60 agentes tributários aposentados. “Isso sem contar aqueles que estão para se aposentar, que são muitos”, afirma.

Na manifestação, articulada pelas redes sociais na internet, os aprovados levarão documentos que detalham o histórico de cada um, para reforçar que mesmo tendo ocorrido fraude no concurso apenas os autores devem ser punidos. “Não que precisemos comprovar isso, mas apenas para evitar confusão por parte de pessoas desinformadas. Até porque há muitos aprovados de fora do Estado, que não teriam envolvimento algum com fraudes, pois são concurseiros também”, explica Elisângela.

Polêmica – Os candidatos a uma das 40 vagas para agente tributário estadual da Sefaz fizeram as provas no dia 15 de junho. O concurso foi suspenso no dia 26 de junho pelo juiz da a 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, David de Oliveira Gomes Filho. A decisão foi proferida na ação popular que denunciou fraude na aplicação das provas. O concurso teve mais de 12 mil inscritos.

No entanto, no dia seguinte, 27 de junho, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) liberou o prosseguimento do pleito. O presidente em exercício do tribunal, desembargador Paschoal Carmello Leandro, deferiu pedido do Governo do Estado e derrubou decisão liminar que havia suspendido o concurso até a sentença.

Nos siga no Google Notícias