ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Empregos

Concurso com 99% de reprovação tem pedido para anular 16 questões

Com oferta de mil vagas, a primeira fase do concurso para professores teve 14.370 inscritos e 73 aprovados

Aline dos Santos | 01/08/2019 08:48
Questões citavam parágrafos, mas texto da prova estava em bloco.
Questões citavam parágrafos, mas texto da prova estava em bloco.

Marcado pela reprovação de 99% dos inscritos, o concurso público para professores na rede estadual tem pedido do MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) para anulação de 16 questões, republicação do resultado da primeira fase (observada nova ordem de classificação) e para refazer as fases subsequentes.

A SAD (Secretaria Estadual de Administração e Desburocratização) e SED (Secretaria Estadual de Educação) têm prazo de 15 dias para responderem se acatam a recomendação.

De acordo com o promotor Marcos Alex Vera de Oliveira, da 30ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, foram registradas 400 denúncias em relação ao concurso e parecer de professores doutores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) apontou problemas nas questões, como conteúdo não previsto no edital, ausência de alternativa correta e, noutros casos, mais de uma questão certa, além de enunciado sem as informações essenciais para resolução dos problemas. As provas foram fornecidas pela SAD e candidatos para análise.

Na recomendação, publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial do MP, Marcos Alex afirma que é possível a intervenção do Judiciário em casos de erros materiais em questões ou gabaritos de prova, flagrante ilegalidade, erro grosseiro, omissão da banca em corrigir respostas, erro material na soma aritmética de pontos e inclusão de matéria não prevista no edital.

O pedido é para anular as questões de nº 43 (Matemática – Conhecimentos Específicos), 45 (Língua Portuguesa ), 48 (História), 50 (Sociologia), 52 (Língua Portuguesa), 54 (História), 55 (Arte), 56 (Sociologia), 58 (Matemática), 59 (Sociologia), 60 (Arte), 66 (História), 68 (Matemática), 69 (Física), 70 (Sociologia) e 76 (Matemática), integrantes dos cadernos de prova da primeira fase do concurso público para provimento de cargos de professor da Rede Estadual de Ensino.

Com oferta de mil vagas, a primeira fase do concurso para professores teve 14.370 inscritos. A prova foi aplicada em 16 de dezembro de 2018 e o resultado divulgado em 30 de janeiro deste ano. Do total de inscritos, apenas 73 foram aprovados.

No dia seguinte, 31 de janeiro, em entrevista coletiva, os secretários de Administração, Roberto Hashioka, e Educação, Maria Cecília Amendolla da Motta, anunciaram que o concurso iria prosseguir e aberto novo edital para preencher as mais de 900 vagas restantes.

Na ocasião, o governo informou que paga o melhor salário do País para professores e fez concurso com maior grau de exigência. O sistema de segurança utilizado pela Funrio (Fundação de Apoio, Pesquisa e Assistência do Rio de Janeiro) aplica provas diferenciadas conforme o quantitativo de candidatos por sala. A metodologia, somada ao número de inscritos, e as provas aplicadas para 12 áreas específicas, contabilizou 650 gabaritos diferentes.

O Campo Grande News fez contato com a SAD e não obteve retorno até a publicação da matéria.

Nos siga no Google Notícias