ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Empregos

Indústria e agropecuária causam pior geração de empregos em 8 anos

Zana Zaidan | 16/10/2013 18:36
Indústria de Três Lagoas ainda gerou empregos em setembro, com 95 novas vagas em todos os setores no município (Foto: João Garrigó/Arquivo)
Indústria de Três Lagoas ainda gerou empregos em setembro, com 95 novas vagas em todos os setores no município (Foto: João Garrigó/Arquivo)

A geração de empregos formais em Mato Grosso do Sul é a menor registrada em oito anos, conforme levantamento divulgado hoje (16) pelo Ministério do Trabalho. O número de postos de trabalho abertos em setembro deste ano apresentou o pior resultado desde 2005.

Foram 961 novos empregos gerados, enquanto, em setembro de 2009, ano em que o mês atingiu pico na abertura de novas vagas, o número chegou a 2.238. Em relação a setembro de 2012, quando foram criados 1.131 postos, houve redução de 15%, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Emprego e Desemprego).

O desempenho fraco do mercado de trabalho pode ser motivado pela indústria, setor que perdeu 268 postos. O mesmo acontece com a agropecuária, que registrou retração ainda maior, de 407 vagas.

Mesmo com o resultado inferior em relação aos últimos anos, a admissão de trabalhadores em setembro foi maior do que no mês de agosto. Foram 961 novos trabalhadores com carteira assinada no Estado, crescimento de 0,19%. Os setores que mais contrataram foram a construção civil, seguida do comércio.

Em relação às cidades que mais contrataram, Campo Grande lidera o ranking (909), seguida de Corumbá (115), Três Lagoas (95), Coxim (41) e Aquidauana (40). O Ministério do Trabalho avalia a relação de admitidos e demitidos apenas nas cidades com mais de 30 mil habitantes e, por isso, também vigoram no ranking Ponta Porã, Dourados, Naviraí, Paranaíba e Nova Andradina.

Nos siga no Google Notícias