ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  01    CAMPO GRANDE 28º

Empregos

Lançada em MS, cartilha apoia inclusão de pessoas LGBT no mercado

Ele está disponível em PDF ou pode ser retirada em Promotorias de Justiça

Por Cassia Modena | 01/05/2025 13:26
Lançada em MS, cartilha apoia inclusão de pessoas LGBT no mercado
Ilustração na capa da cartilha mostra diversidade de trabalhadores (Imagem: Reprodução)

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e a Subsecretaria para Políticas de Pessoas LGBTQIAPN+, do governo estadual, lançaram a cartilha "Inclusão e Transformação".

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Ministério Público e governo de MS lançam cartilha para inclusão de pessoas LGBT+ no mercado de trabalho. A publicação "Inclusão e Transformação" oferece informações sobre diversidade, boas práticas de inclusão e passo a passo para aumentar a empregabilidade de pessoas trans, além de abordar direitos e legislação. O objetivo é combater a marginalização e o preconceito enfrentados por essa comunidade. A cartilha está disponível online e em formato impresso nas Promotorias de Justiça. O MPMS destaca os benefícios da diversidade e inclusão para as empresas, como inovação e melhor desempenho financeiro. Canais de denúncia como o Disque 100 e a Ouvidoria do MPMS estão disponíveis para casos de discriminação e violência contra a comunidade LGBTQIAPN+. Um evento sobre o tema está previsto para junho, mês do Orgulho LGBTQIAPN+.

Disponível aqui, ela tem o objetivo de apoiar a inclusão e empregabilidade pessoas da comunidade LGBT+ no mercado de trabalho sul-mato-grossense. Exemplares impressos também podem ser retirados nas Promotorias de Justiça.

"São muito importantes políticas nesse sentido, uma vez que as pessoas trans são marginalizadas pela sociedade, vítimas de enormes preconceitos, dificultando sua plena inserção no mercado de trabalho", comenta o promotor de Justiça Murilo Hamati Gonçalves.

Lançada em MS, cartilha apoia inclusão de pessoas LGBT no mercado
Cartaz cobra inclusão de travestis na educação durante Parada LGBTQIAPN+ de 2024 (Foto: Juliano Almeida)

Em junho, o mês do Orgulho LGBTQIAPN+, o MPMS planeja um evento para tratar mais detalhadamente o tema.

A cartilha - A publicação traz informações sobre como entender a diversidade e sobre a importância da inclusão no ambiente corporativo. Além disso, ensina boas práticas para inclusão de pessoas trans no trabalho e fala do passo a passo para aumentar a empregabilidade de pessoas trans. Traz, ainda, sugestão de ferramentas e recursos para contratantes, cita direitos e legislação, entre outras coisas.

Diversidade e a inclusão trazem benefícios tangíveis para as empresas, como inovação, melhor desempenho financeiro, atração de talentos e fortalecimento da cultura organizacional, ressalta o MPMS.

Denúncia - Qualquer pessoa, inclusive aquelas que se identificam como pertencentes à comunidade LGBTQIAPN+ e que enfrentam discriminação ou violência, pode recorrer a canais de denúncia para denunciar violações aos Direitos Humanos. O Disque 100 é um canal nacional que recebe denúncias.

O MPMS – por meio da sua Ouvidoria ou diretamente em qualquer uma das suas Promotorias de Justiça – é opção para denunciar discriminação e violência.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias