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Empregos

Novas regras de atendimento nas agências do INSS começam hoje

Mudanças abrangem horários de abertura ao público, tipo de agendamento, entre outras medidas

Por Gabriela Couto | 04/07/2022 11:18
Pessoas em frente a agência do INSS em Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)
Pessoas em frente a agência do INSS em Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

Começaram hoje (4) as novas regras de atendimento nas agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Trabalhadores, aposentados e pensionistas deverão apresentar documento oficial com foto ao entrar na agência.

Doentes e pessoas a partir de 60 anos podem apresentar a carteira de identidade, que deve ser aceita pelo servidor mesmo com rasuras.

Apenas segurados com deficiência auditiva terão direito de entrar com acompanhante. Nas demais situações, caberá ao servidor responsável pelo atendimento decidir sobre a presença de mais uma pessoa no recinto.

As agências deverão funcionar por 12 horas diárias, com o horário de abertura fixado entre as 6h30 e as 10h. No entanto, o horário de atendimento ao público em geral deverá começar entre as 7h e as 8h, funcionando por seis horas diárias ininterruptas. O horário da tarde será dedicado a perícias médicas agendadas e a outros atendimentos internos.

Também foi dispensada a exigência de procuração nas entregas simples de documentos nas agências. O documento só será solicitado se o representante tiver de se manifestar sobre o cumprimento de alguma exigência.

Nos processos de justificações administrativas, quando o segurado apresenta testemunhas com valor de prova, a agência deverá fornecer um servidor exclusivo para o atendimento. Ao marcar os depoimentos, o funcionário deverá informar se a testemunha depõe por determinação administrativa ou judicial.

A partir de agora o atendimento será agendado em praticamente todas as situações. Por isso, o segurado deve acessar o aplicativo Meu INSS ou ligar no telefone 135, para fazer o registro

Na oportunidade irá receber uma senha que será utilizada ao chegar à agência no dia e na hora marcados. Os casos mais complexos ou que não possam ser resolvidos de forma remota podem ser agendados na Central 135 ou excepcionalmente nas agências, na modalidade “atendimento específico”.

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