ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Empregos

Sindicato denuncia assédio moral em agências bancárias de Dourados

Angela Kempfer | 30/03/2011 16:20

O Sindicato dos Bancáriso da região de Dourados denuncia que os bancos Santander e Real estão fazendo a integração das duas instituições, mas quem paga o preço são so funcionários.

A entidade reclama da exploração ilegal do trabalho, com a exigência de uma espécie “de faz tudo” nas agências.

No dia 25 de março o Sindicato fez reuniões nas agências de Dourados para discutir o assunto.

"Os bancários agora são obrigados a fazer todo o serviço de retaguarda, como autenticação dos envelopes dos caixas rápidos, pagamentos e depósitos. Sem contar com a cobrança por metas. Como resultado, a jornada de trabalho é extrapolada diariamente e a vida familiar comprometida".

Segundo o Sindicato, nas duas agências do Santander em Dourados há assédio moral contra os funcionários, com ameaças de demissão.

O Sindicato dos Bancários de Dourados e Região denunciou as irregularidades ao órgão local do Ministério do Trabalho e Emprego, "que constatou as infrações em fiscalização iniciada em 12/01/2011 culminando com a lavratura de 06 (seis) autos de infrações, com relatório detalhado das irregularidades encaminhado ao sindicato em 18/03/2011, através do OFÍCIO/GRTE/MS/SEINT Nº 035/2011", lembra a entidade.

O mesmo relatório foi enviado ao Ministério Público do Trabalho e aponta desrespeito as leis como não conceder intervalo de 15 minutos para repouso/alimentação; não conceder intervalo para repouso/alimentação de, no mínimo 1 (uma) hora, para os bancários que cumprem jornada de mais de 6 (seis) horas; manter empregado trabalhando aos domingos sem prévia permissão da autoridade competente; prorrogar, além do estabelecido em acordo escrito ou convenção, a duração normal do trabalho do bancário; prorrogar a jornada normal, além do limite de 2 (duas) horas, sem qualquer justificativa legal; contratação por meio de terceiri-zação ilícita.

"Mas mesmo com todas essas autuações o banco espanhol não se faz de rogado. Continua pressionando os funcionários, descumprindo as leis brasileiras e desprezando os órgãos competentes como o MTE. O Sindicato não aceita este tipo de atitude e vem tomando todas as providências para coibir qualquer tipo de exploração e assédio moral", avalia em nota à imprensa.

O próprio Sindicato deve acionar judicialmente o banco.

Nos siga no Google Notícias