ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Empresários presos em operação contra lavagem de dinheiro são liberados

Aline dos Santos | 04/10/2013 12:56
Ação do Gaeco foi realizada no dia primeiro de outubro. (Foto: Cleber Gellio)
Ação do Gaeco foi realizada no dia primeiro de outubro. (Foto: Cleber Gellio)

Presos na operação Ablutio, cinco empresários de Ivinhema foram soltos na madrugada desta sexta-feira. O grupo estava na Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos), em Campo Grande. “Não havia mais necessidade da prisão, pois as provas já foram colhidas”, afirma o promotor Marcos Alex Vera de Oliveira, coordenador do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado).

O MPE (Ministério Público Estadual) se manifestou a favor da revogação e a Justiça deferiu. “Agora, vamos fazer análise documental e ouvir mais oito pessoas”, diz o promotor.

Os mandados de prisão temporária eram válidos por cinco dias. A operação contra lavagem de dinheiro foi realizada na última terça-feira, em parceria com a Receita Federal. Os alvos da ação foram cinco empresários: Alessandro Pieretti de Oliveira, Christian Carlo Zanutto, Sami Marouf Abdel Jalil, Valdenei Gyorfi dos Santos e Rubens Alves dos Santos.

Alessandro é marido da juíza Cristiane Oliveira, responsável pela comarca de Ivinhema, e parente do ex-prefeito Renato Pieretti Câmara (PMDB). Ele também já ocupou posto de fiscal estadual agropecuário, do qual foi exonerado, a pedido, em 6 de novembro de 2012.

O grupo é ligado a três empresas: Vale Incorporadora, Minervale e Agrovale. Responsável pelo residencial Solar do Vale, a Vale Incorporadora informa em sua página na internet que é formada por “por grandes empresários, teve o início da sua história no ano de 2010 em Ivinhema”.

As outras duas empresas são do setor agrícola. Na ação, auditores fiscais averiguaram a ocorrência de não cumprimento de obrigações tributárias referentes ao ganho de capital em operações de compra e venda de imóveis urbanos.

Durante as investigações de quatro meses, surgiram indícios de fraudes fiscais. Ablutio, nome dado à operação policial, é termo em latim que significa lavagem.

Nos siga no Google Notícias