A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

18/08/2016 17:26

Escolas de MS terão projeto inicial de ensino técnico integrado em 2017

Amanda Bogo e Ricardo Campos
Fórum de Governadores Brasil Central começou nesta quinta-feira (Foto: Alcides Neto)Fórum de Governadores Brasil Central começou nesta quinta-feira (Foto: Alcides Neto)

Algumas escolas de ensino médio da rede pública estadual de Mato Grosso do Sul deverão oferecer, a partir de 2017, cursos técnicos integrados em suas grades curriculares. O projeto está sendo debatido na Câmara de Educação, durante a 4ª Reunião do Fórum de Governadores do Brasil Central, que acontece entre hoje (18) e amanhã (19) em Bonito – distante 257 km de Campo Grande.

De acordo com a Secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, o projeto está sendo trabalhado para ser implantado no próximo ano. “O objetivo é que o aluno saia com alguma capacitação para o mercado de trabalho. Tendo em vista que é uma minoria que entra na faculdade, o projeto vem para preparar esses alunos que não têm esta oportunidade para pleitear vagas”, disse.

Secretária afirmou que o projeto está sendo trabalhado para ser implantado em 2017 (Foto: Alcides Neto)Secretária afirmou que o projeto está sendo trabalhado para ser implantado em 2017 (Foto: Alcides Neto)

Algumas escolas do Estado oferecem o ensino integrado, porém, conforme a secretária, não da maneira ideal. “Muitos Estados do Brasil Central e Mato Grosso do Sul já têm, mas não são efetivamente integrados. Não tem uma relação do currículo comum com a parte diversificada. O nosso desafio é fazer o ensino que realmente forme o estudante com a competência necessária”.

Maria Cecília ressaltou que nem todas as escolas receberão o ensino, uma vez que os cursos exigem laboratórios específicos para serem ministrados, mas o projeto não será realizado apenas em Campo Grande. “Vamos avaliar quais escolas são viáveis para a implantação, mas o interior também terá os cursos, que serão adaptados para a realidade de cada local. Um exemplo é Bonito, que tem foco no turismo, então caso uma escola daqui entre no projeto, é provável que receba um curso técnico em turismo. Dourados, que é focada na pecuária, pode receber um curso técnico em agronegócio”, explicou.

Fórum de Governadores do Brasil Central - O Ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes e do Secretário Nacional de Segurança Pública, Celso Perioli, além de secretários de segurança de oito estados e do Distrito Federal participam do primeiro dia da 4ª Reunião do Fórum, onde assinam o Pacto Interestadual de Segurança Pública Integrada.

Amanhã, o evento começa as 9h com a participação dos governadores, que após assembleia e fórum ainda vão debater sobre segurança, educação, turismo, reforma do estado, saúde, integração ferroviária e compensação previdenciária.

As reuniões do Fórum de Governadores Brasil Central acontecem no Hotel Wetiga, localizado na rua Cel. Pilad Rebuá, 679, em Bonito.

Governadores participam de fórum hoje e amanhã em paraíso ecológico
Acontece entre hoje e amanhã em Bonito - distante 257 km de Campo Grande, a 4ª Reunião do Fórum de Governadores do Brasil Central. Participam do even...
Bonito é escolhido para encontro de governadores na próxima semana
Nos dias 18 e 19 de agosto será realizado pela primeira vez em Bonito, paraíso do ecoturismo a 250 km de Campo Grande, encontro do Fórum dos Governad...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions