ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Estudantes de MS ganharão tablets para reforçar aprendizado nas escolas

Amanda Bogo e Ricardo Campos Jr., de Bonito | 18/08/2016 17:07
Fórum de Governadores Brasil Central começou nesta quinta-feira e acontece até sexta-feira (Foto: Alcides Neto)
Fórum de Governadores Brasil Central começou nesta quinta-feira e acontece até sexta-feira (Foto: Alcides Neto)

Grupo de 1 mil estudantes do sexto e nono ano do ensino fundamental de Mato Grosso do Sul receberão tablets e computadores para auxiliar no aprendizado de língua portuguesa e matemática. O projeto foi formalizado na Câmara de Educação, realizada durante a 4ª Reunião do Fórum de Governadores do Brasil Central, que acontece entre hoje (18) e amanhã (19) em Bonito – distante 257 km de Campo Grande.

A doação dos equipamentos faz parte do programa Estudo Mais, de responsabilidade de uma empresa privada, que doará 3 mil computadores e tablets para Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, recebendo 1 mil equipamentos cada.

De acordo com Rangel Barbosa, dono da empresa que doará os equipamentos, além dos materias, que serão entregues em janeiro de 2017, será disponibilizado equipamentos de Wi-Fi nas escolas. “Não queremos só doar os tablets, queremos que eles funcionem. Por isso a empresa vai instalar os equipamentos nas escolas selecionadas, devendo começar o trabalho em novembro”.

O programa irá contemplar alunos do sexto e do nono ano do ensino fundamental, e as escolas que serão contempladas ainda não foram selecionadas. A expectativa, segundo Rangel, é que caso o projeto dê certo, mais materiais sejam doados em 2018. “A medida que o projeto for tendo sucesso, vamos evoluir para o sétimo e oitavo ano. Devemos doar de 2 a 3 mil tablets em 2018, conforme avaliação da empresa”.

A Secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, ressaltou que o projeto está garantido e que a formalização será assinada na sexta-feira, quando governadores dos Estados que participam do Fórum estarão na Reunião. “ Apenas algumas escolas serão escolhidas para fazer essa experiência, que ainda não foram definidas. Mas é um projeto que já está em vias de ser implantado”. 

Tutoria – A Fundação Itau Social fechou parceira com os Estados do Brasil Central onde fornecerá capacitação , que já está sendo realizada, para que 12 técnicos da secretaria de educação atuem como tutores de professores, coordenadores e diretores da Rede Estadual.
Quarenta escolas deverão ser contempladas no início do projeto, e os técnicos serão designados para acompanhar alguns locais onde levarão métodos de planejamento e ensino diferenciado que os profissionais da educação podem trabalhar com os alunos.

“Não tem como implatar o projeto agora, porque as escolas já tem seus planejamentos e cronogramas para este ano, então vamos começar efetivamente no ano que vem. É uma maneira diferenciada de garantir o efetivo processo de ensino e aprendizagem”, finalizou a secretária de educação.

Fórum de Governadores do Brasil Central - O Ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, e o Secretário Nacional de Segurança Pública, Celso Perioli, além de secretários de segurança de oito estados e do Distrito Federal participam do primeiro dia da 4ª Reunião do Fórum, onde assinam o Pacto Interestadual de Segurança Pública Integrada.

Amanhã, o evento começa as 9h com a participação dos governadores, que após assembleia e fórum ainda vão debater sobre segurança, educação, turismo, reforma do estado, saúde, integração ferroviária e compensação previdenciária.

As reuniões do Fórum de Governadores Brasil Central acontecem no Hotel Wetiga, localizado na rua Cel. Pilad Rebuá, 679, em Bonito.

Rangel acredita que caso o programa dê certo,cerca de 3 mil equipamentos serão doados em 2018 (Foto: Alcides Neto)
Rangel acredita que caso o programa dê certo,cerca de 3 mil equipamentos serão doados em 2018 (Foto: Alcides Neto)
Maria Cecília Amendola da Motta ressaltou que projeto começa em 2017 e escolas ainda não foram definidas (Foto: Alcides Neto)
Maria Cecília Amendola da Motta ressaltou que projeto começa em 2017 e escolas ainda não foram definidas (Foto: Alcides Neto)
Nos siga no Google Notícias