ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Exército apresenta ponte móvel usada para resgate em áreas alagadas

Fabiano Arruda | 14/10/2011 09:04
Ponte tem capacidade para suportar 80 toneladas. (Foto: Comando Militar do Sul)
Ponte tem capacidade para suportar 80 toneladas. (Foto: Comando Militar do Sul)

A Operação Ananhanduí, desencadeada na segunda-feira, com término previsto para o dia 17, vai apresentar, nesta sexta-feira, o funcionamento da ponte LSB (Logistic Support Bridge), utilizada para restabelecer o tráfego nas cidades em casos de calamidade por conta de cheias, a exemplo do que ocorreu no início do ano em Aquidauana.

É a primeira vez que o instrumento pode ser utilizado em Mato Grosso do Sul. Em março, o Exército construiu uma passarela como alternativa em Aquidauana, após as duas pontes da cidade serem fechadas por conta do nível do rio ultrapassar a casa dos 10 metros.

A demonstração da ponte LSB será feita em Aquidauana por militares da Engenharia. O equipamento vai ficar na cidade.

O Exército brasileiro dispõe de oito módulos de pontes LSB. Conforme informações do Ministério da Defesa, cada módulo tem 60 metros de comprimento com capacidade de 80 toneladas, o que pode suportar o tráfego de veículos.

Em casos de isolamento, como o de Aquidauana neste ano, a proibição do trânsito de caminhões com produtos essenciais, como alimentos, água e medicamentos, ameaça as populações locais.

Em Corumbá, militares realizam demonstração de assalto ribeirinho. (Foto: Divulgação)
Em Corumbá, militares realizam demonstração de assalto ribeirinho. (Foto: Divulgação)

Operação - A demonstração da ponte LSB será uma das atividades da Operação Anhanduí nesta sexta, que reúne também militares da Força Aérea e da Marinha, sob coordenação do Ministério da Defesa, e consiste em demonstrações da capacidade operacional das Forças Armadas.

Em Miranda, no Campo de Instrução de Betione, haverá demonstração de tiro do Carro de Combate M 60, equipamento moderno de proteção blindada e poder de fogo.

Também hoje, no Forte Coimbra, em Corumbá, será realizada demonstração de assalto ribeirinho, onde uma tropa embarcada realizada um ataque a partir de um curso de água.

Os locais escolhidos para as simulações foram determinados por conta da localização e em cidades que possuem unidades do Exército. A Operação do Exército é planejada desde junho. As atividades envolvem cerca de três mil militares.

Nos siga no Google Notícias