ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Famasul consegue na Justiça adiar vistorias por 15 dias

Redação | 09/08/2008 08:05

A Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul) conseguiu adiar as vistorias para delimitação de terras indígenas no Estado. Ontem, o juiz substituto da 1ª Vara Federal, Ronaldo José da Silva, deferiu pedido da entidade, determinando que o trabalho só poderá ser feito com aviso prévio ao proprietário da área.

A ordem judicial suspende o trabalho, que começou na quinta-feira, pelo município de Amambaí. No total, as portarias que definiram regras e prazos para os levantamentos, abrangem 26 municípios.

"O Juiz entendeu que nenhuma vistoria pode ser feita sem que o produtor seja avisado com antecedência de pelo menos 10 dias. Era isso que a gente queria, para que o produtor tenha tempo de se preparar para a vistoria", comenta Gustavo Passarelli, advogado da Famasul.

A "providência", segundo ele, seria a contratação de assessoria técnica dos fazendeiros para garantir a imparcialidade nos estudos da Funai. A Famasul estima que cerca de 23 mil propriedades, de pequeno e grande porte, estão no alvo das demarcações.

Os produtores reclamam que o processo é feito às escuras, sem detalhamento, o que estaria criando tensão entre ruralistas, comerciantes e população no Conesul do estado.

Já a Funai se defende, argumentando que o trabalho é feito de forma sigilosa para garantir a segurança das seis equipes de antropólogos e historiadores, formadas para os estudos.

A primeira decisão judicial favorável aos produtores rurais saiu na quinta-feira, atendendo pedido da prefeitura de Maracaju, que conseguiu suspender o processo por 60 dias.

Para o município, a decisão liminar da Justiça Federal veio 72 horas após o ingresso da ação. Para a Famasul, a decisão favorável foi ainda mais rápida, ocorreu no mesmo dia.

A Funai adotou o silêncio como estratégia e não comentou a decisão judicial

Nos siga no Google Notícias