ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Fetems vai entrar na Justiça contra cidades que descumprem 1/3 da jornada

Paula Maciulevicius e Fabiano Arruda | 18/01/2012 20:23

Presidente da Fetems Roberto Botarelli, afirma que prepara ação para fevereiro. (Foto: João Garrigó)
Presidente da Fetems Roberto Botarelli, afirma que prepara ação para fevereiro. (Foto: João Garrigó)

Durante a reunião de hoje, com dirigentes da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Ensino Público de Mato Grosso do Sul) e a governadora em exercício Simone Tebet (PMDB), o presidente da entidade, Roberto Botarelli, disse que vai entrar na Justiça contra os 73 municípios do Estado que descumprem a jornada de um terço dedicada ao planejamento.

A Federação afirmou ainda que está preparação a ação para o próximo mês. Segundo o órgão apenas as cidades de Três Lagoas, Aquidauana, Ribas do Rio Pardo, Água Clara e Brasilândia contam com um terço da jornada de trabalho para a preparação de aulas.

Na ocasião, a Fetems entregou a governadora em exercício uma carta lembrando que Três Lagoas, onde Simone já foi prefeita, é aplicado esse percentual de hora-planejamento.

O assunto, polêmica desde 2008- com a criação da lei do piso salarial dos professores, que inclui o percentual que deve ser dedicado ao planejamento, voltou à tona esta semana após liminar determinar o cumprimento da lei.

Na reunião de hoje, Simone Tebet disse que pessoalmente é sensível à reivindicação da entidade para que os professores tenham um terço da jornada dedicado ao planejamento, mas que o posicionamento que prevalece é o do governador André Puccinelli, contrário a isso. Mesmo assim, se comprometeu a conversar com Puccinelli sobre o assunto.

A reunião foi marcada após a concessão da liminar, e foi mantida mesmo depois de a decisão ter sido anulada. No processo, o Estado, ao recorrer da liminar, diz que seriam necessários 4 mil professores a mais na rede estadual de ensino para que os professores possam ter um terço da jornada livre para o planejamento de aulas, o que é rebatido pela Fetems, que defende a necessidade de 1,5 mil professores. A Federação vai recorrer para contra a decisão que anulou a liminar.

Nos siga no Google Notícias